Escola de Formação e Criação do Ceará

Keli Pereira

“Navegadores em trajetória”: Entre Telas discute formação em artes e inserção profissional com ex-alunos do Porto Iracema

7 mares do porto navegadores capa site

Em três edições, as lives vão discutir sobre as trajetórias de artistas cearenses dentro e fora dos Cursos Básicos da Escola

O Porto Iracema das Artes realiza três edições especiais do Entre Telas, intitulado “Navegadores em trajetória”, durante a programação de aniversário da Escola, com o objetivo de refletir sobre as contribuições da instituição para os alunos, tanto na formação artística quanto na inserção dos jovens no mercado de trabalho. Duda Rabelo, produtor cultural e fotógrafo, Keli Pereira, arte educadora e artista visual, e a fotógrafa e videomaker Ingred Xavier são os convidados. Os encontros serão no Instagram do Porto Iracema sempre às 15h.

Ex-alunos do Porto Iracema, Duda, Keli e Ingred tiveram seu despertar artístico através dos percursos formativos oferecidos pelos Cursos Básicos da Escola em diferentes áreas. A partir dessa iniciação, o setor de Estágios e Negócios do Porto Iracema atua diretamente na promoção de experiências profissionais e na orientação dos estudantes da Escola a fim de que eles possam chegar ao mercado. Essas trajetórias pessoais e o caminho trilhado com o auxílio do setor serão tema nas lives.

A perspectiva de viver profissionalmente na linguagem artística escolhida, formações e aprendizados atuais, assim como a criação durante o período da pandemia também serão abordadas. Soma-se ao debate a maneira como as escolas de arte podem trabalhar o viés profissional, avaliando os impactos para o desenvolvimento dos alunos.

PROGRAMAÇÃO

ingred
Ingred Xavier é a próxima convidada do Entre Telas Navegadores em Trajetória, na próxima quinta-feira (17), às 15h

A última edição da série Entre Telas Navegadores em Trajetória será na próxima quinta-feira, 27, no Instagram, com Ingred Xavier. Ela navegou no percurso de Câmera (2018) e no Ateliê de Escrita Dramática (Audiovisual/Artes Cênicas) em 2019.

A primeira edição aconteceu no dia 12 de agosto, com Duda Rabelo, e a segunda ocorreu no dia 21 de agosto, com Keli Pereira. A mediação das lives é de Natália Escóssia, coordenadora de Estágios e Negócios do Porto Iracema.

Entre Telas – Navegadores em Trajetória

Durante o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, a Escola Porto Iracema das Artes vem promovendo uma série de ações online que discutem a produção artística a partir de diversos contextos, contando com a participação de artistas e pesquisadores de diferentes linguagens. O Entre Telas acontece sempre no Instagram da Escola e já recebeu convidados das artes visuais, da fotografia, da música e da dança.

Durante a programação especial “Sete Mares do Porto”, que celebra os 7 anos da Escola, acontecerá também o Entre Telas – Navegadores em Trajetória. As conversas partem da série “Navegadores”, em que periodicamente são contadas as histórias de alunos que passam pela Escola por meio de vídeos, textos e ensaios fotográficos. Nesse período, estamos acompanhando as vidas dos estudantes a partir de suas casas, no “Navegadores em Quarentena”.

Confira o texto e o vídeo do Navegadores em Quarentena com Ingred Xavier AQUI.

Sobre Duda Rabelo

duda rabelo

Duda Rabelo é produtor cultural e diretor de audiovisual da Produtora Inspirados Produções Artísticas. É também videomaker e fotógrafo autônomo. Iniciou na Escola Porto Iracema no percurso de audiovisual em 2016 atuando nas produções do Preamar como videomaker e com fotografia de still. Ainda em 2016, lançou sua primeira exposição chamada “Filhos do Poço” em comemoração aos 100 anos da comunidade Poço da Draga. Em 2017, participou, em parceria com o fotógrafo Celso Oliveira, do projeto Galeria 3×4 com a curadoria de Fernando Jorge. Também em 2017 participou da cobertura fotográfica do Festival Maloca Dragão tendo algumas de suas fotos publicadas na revista Rolling Stone. Trabalha desde 2018 como fotógrafo autônomo no Carnaval de Recife no palco Recbeat. Em 2019 foi convidado a participar do Festival Abril pro e teve seu trabalho publicado no Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas. Em 2020 teve credenciamento para o festival Lolapalozza, que não participou em função da pandemia.

Sobre Keli Pereira

keli pereira

Keli Pereira é artista visual, arte educadora e fotógrafa. Desenvolveu seu principal trabalho fotográfico na escola Porto Iracema das Artes (2017) e atua na execução de projetos pedagógicos do Museu da Fotografia Fortaleza.

Sobre Ingred Xavier

Ingred Xavier participou do percurso de câmera do Porto Iracema das Artes em 2018, onde cobriu seu primeiro evento, o Maloca Dragão, e desde então esteve presente em muitas parcerias firmadas pela Escola. Vem se especializando em coberturas de eventos, públicos e privados, com captação de imagem (vídeo e foto) e edição. Apesar de ter suas atividades interrompidas pela pandemia, mantém-se otimista em relação à volta de grandes eventos.

Sobre Natália Escóssia

Natália Escóssia é formada em Comunicação Social – Publicidade pela Universidade de Fortaleza (UNIFOR), com especialização em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas, tem experiência de 10 anos de trabalho na área publicitária atuando como Executiva de Contas nas agências Verve Comunicação, 333 Propaganda e Flex Comunicação. Trabalhou como Produtora Executiva na Equador Produções e Eventos com experiência nas áreas de produção gráfica, produção de eventos corporativos e produções audiovisuais. Desde 2014 trabalha na Escola Porto Iracema das Artes coordenando o setor de Estágios e Negócios.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: “Navegadores em trajetória”: Entre Telas tem edições para discutir formação em artes e profissão com ex alunos do Porto Iracema
Quando: Dias 12, 21 e 27 de agosto, sempre às 15h
Onde acessar: Instagram oficial do Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 07/08/2020. Atualizado em 14/08/2020.