As formações acontecem nos dias 18 a 22 de dezembro
Desta vez com cursos na área de cinema, o Programa aBarca – Travessias do Porto chega até o município de Aurora (a 470 km de Fortaleza), nos dias 18 a 22 de dezembro, na EEEP Leopoldina Gonçalves Quesado. Com 20 vagas cada, as formações oferecidas são “Roteiro Cinematográfica Básico”, a ser ministrado por Iziane Mascarenhas, e “Interpretação para Cinema”, com Pedro Domingues. Ambas as ações são gratuitas e com certificação emitida pelo Porto.
A ideia do aBarca é aproximar os diversos projetos artísticos desenvolvidos na Escola dos já existentes nas cidades que receberão as ações, criando um clima de parceria e fortalecendo a rede de formação em cultura no Estado. No caso dos cursos em Aurora, a parceria é com o coletivo audiovisual de realizadores da Cidade, que tem experimentado uma grande quantidade de produções independentes e cujo representante é o realizador Wesley Leite.
As inscrições foram realizadas pelo grupo de realizadores em audiovisual de Aurora.
Sobre Iziane Mascarenhas
Roteirista, diretora e produtora, Iziane Filgueiras Mascarenhas realizou os filmes Querença; O Céu de Iracema; Adeus Praia de Iracema e Dona Carmela. É também corroteirista do longa metragem A Coleção Invisível. Seus filmes são reconhecidos pelas fortes personagens femininas nas tramas, fortalecendo presença do protagonismo da mulher em filmes que tem representado o Brasil em vários festivais nacionais internacionais de cinema, recebendo prêmios em diversas categorias, especialmente nas categorias “melhor filme”, “melhor roteiro” e “melhor direção”. Atualmente trabalha no desenvolvimento da série Antes da Poeira Baixar e no roteiro do longa O Brinquedo de Meu Pai, os dois projetos selecionados pelo Edital Prodav 05.
Sobre Pedro Domingues
Pedro Domingues é bacharel em Artes Cênicas. Atuou e dirigiu dezenas de espetáculos, tendo sido homenageado com o Prêmio Dragão do Mar, da Secretaria da Cultura, em 1998. Em 2008, com o Troféu Carlos Câmara, maior comenda teatral cearense, concedida pelo grupo Balaio aos que ajudaram a construir a história do Teatro no Ceará. Foi presidente da Federação Estadual de Teatro Amador e um dos fundadores do Sindicato dos Artistas do Ceará. Na gestão pública, foi Secretário de Cultura de Barbalha, Coordenador de Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) e exerceu a função de Coordenador Geral da Secretaria da Cidadania e da Diversidade, no Ministério da Cultura. Na Prefeitura Municipal de Fortaleza, dirigiu o Teatro Municipal São José. Atualmente trabalha na Secretaria de Cultura de Aquiraz.
Serviço
O quê: Município de Aurora recebe ações na área de cinema pelo Programa aBarca
Onde: EEEP Leopoldina Gonçalves Quesado (Araçá, Aurora – CE)
Quando: 18 a 22 de dezembro
Gratuito
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em: 18/12/2018