“Metodologia de Aprendizagem do Aluno” entra em discussão no Conversas com artistas da cena em formação

Vídeo estreia às 19h, no Canal do YouTube da Escola, debatendo as relações entre ensino e aprendizagem na perspectiva dos estudantes

O projeto Conversas com artistas da cena em formação chega ao seu 15º episódio na próxima quinta-feira, 15, discutindo um tema essencial: o lugar do ensino na aprendizagem do aluno. A mediação é do professor do curso de Teatro-Licenciatura da UFC, Tiago Fortes, e se junta ao ciclo de debates o também professor e pesquisador, Flávio Gonçalves. Às 19h, o episódio será lançado em formato estreia no Canal do YouTube da Porto Iracema das Artes.

Com tema “Metodologia de Aprendizagem do Aluno”, os debatedores também irão discutir sobre uma mudança de perspectiva na relação entre “ensino-aprendizagem”, no qual o ensino e os métodos do professor deixam de ser o ponto de partida. Convidado do novo episódio, o artista-docente Flávio Gonçalves tem trajetória marcada por companhias teatrais desde os anos 2000, além de se dedicar às artes no ensino superior.

Sinopse

Assim como o professor possui sua metodologia de ensino, o aluno também possui sua metodologia de aprendizagem. Nesse sentido, quando falamos em termos de “ensino-aprendizagem” (com esse hífen no meio), parece que estamos dando um passo generoso e altruísta por levarmos em consideração a aprendizagem. Mas o ponto de partida continua sendo o ensino, com seus planejamentos, objetivos e expectativas. E o hífen que liga as duas palavras pressupõe um encontro harmônico e convergente. Não poderíamos pensar, diferentemente, que um método realmente compatível seria aquele que se instaura na diferença entre a metodologia de ensino do professor e a metodologia de aprendizagem do aluno? Com isso propõe-se uma mudança de foco: em vez de se perguntar qual o lugar da aprendizagem no ensino do professor, se perguntar qual o lugar do ensino na aprendizagem do aluno.

Conversas com artistas da cena em formação

O projeto online “Conversas com artistas da cena em formação” é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas (ato 1)”, encontro virtual realizado em junho de 2020 nas redes sociais da Escola Porto Iracema das Artes. A realização é do Laboratório de Teatro em parceria com o Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará (UFC). Ao todo, 14 convidados integraram as discussões de cada episódio temático, lançados desde agosto de 2020.

Para assistir aos episódios anteriores, basta conferir a playlist disponível no nosso Canal do YouTube, ou acesse aqui:

Sobre os convidados

Sobre Flávio Gonçalves

Flávio Gonçalves é Artista-docente, Pesquisador-artista, Docente-Pesquisador. Graduado em Teatro e Mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará – UFC. Doutor em Artes pela Universidade Federal do Pará – UFPA. Atualmente é coordenador do Curso de Licenciatura em Teatro e Vice-coordenador do Curso de Especialização em Estudos Teatrais Contemporâneos da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP e líder do Grupo de Pesquisa Laboratório Nômade (LABORANO). Interessa-se pela pesquisa dos processos de criação que atravessam tanto a prática artística como a docente, com ênfase na cena expandida e intermedial nas interlocuções entre arte e tecnologia da imagem. É artista da OFICARTE Teatro e Cia. da Cidade de Russas-CE desde 2000.

Sobre Tiago Fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: “Metodologia de Aprendizagem do Aluno” entra em discussão no Conversas com artistas da cena em formação
Quando: 15 de julho, quinta-feira, às 19h
Onde: Canal do Youtube do Porto Iracema das Artes
Programação online e gratuita

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão: Raphaelle Batista | Publicado em 09/07/2021