Escola de Formação e Criação do Ceará

Marcos Barbosa (Oficina e Materclass de 26 a 28/FEV)

Marcos_barbosa_foto_1

PORTO IRACEMA DAS ARTES OFERECE OFICINA E MASTER CLASS SOBRE DRAMATURGIA

Entre os dias 26 e 28 de fevereiro, o dramaturgo Marcos Barbosa realiza a oficina “A construção do personagem e do enredo na dramaturgia” e a Master Class “Narrativa, dramaturgia e contemporaneidade: questões para o trabalho do dramaturgo” como parte do 2º PIER – Semana de Encontros e Realizações da Escola Porto Iracema das Artes. Os dois eventos acontecem no auditório da Escola.

Marcos Barbosa formou-se em dramaturgia pelo Instituto Dragão do Mar e pelo Royal Court Theatre de Londres. O dramaturgo já teve textos de sua autoria encenados internacionalmente, como “À Mesa” pela companhia Lamicro Theatre de Nova York (2006), e “Brincando nos Campos de Harold Pinter”, pelos Artistas Unidos de Lisboa (2005), além de leituras dramatizadas e montagens amadoras nos Estados Unidos, Inglaterra, França e Itália. Atualmente, Marcos coordena o curso de Especialização em Roteiro e Dramaturgia: Teatro, Cinema e TV na Escola Superior de Artes Célia Helena, em São Paulo.

Na oficina, os tópicos estudados serão a teoria dos gêneros narrativos, natureza da ação dramática, caracterização e autonomia do personagem em relação à ação, enredo fragmentado, final aberto, dentre outros. As aulas acontecem nos seguintes horários: 26/02 (quarta-feira) de 14h às 18h, 27/02 (quinta-feira) de 14h as 18h e de 18h30 as 21h30, 28/02 (sexta-feira) das 14h as 18h. As vagas são destinadas aos alunos dos cursos básicos e do Projeto Irradiar e do Projeto Irradiar, que ocorreu em 2013 e visou a formação de roteiristas e cineastas para atuação em projetos audiovisuais, com foco em televisão, internet e jogos eletrônicos.

A Master Class é aberta ao público e começa às 19h de quarta-feira (26). As inscrições para os eventos devem ser feitas através do site.

Clique aqui para se inscrever.