Escola de Formação e Criação do Ceará

EU BY LIA

Marcella Elias é a próxima convidada do Entre Telas Artes Visuais, com tema “Conflitos, cenas e resistência: revele sua deusa”

entre telas artes visuais marcella elias capa site

Live acontece no Instagram do Porto Iracema, na segunda-feira (14), discutindo a resistência em ser artista e mulher na contemporaneidade

Ampliar a visibilidade de mulheres e artistas que continuam a enfrentar adversidades nos contextos atuais é um passo importante para a resistência. Essa reflexão integra o tema do próximo Entre Telas Artes Visuais, bate-papo online do Porto Iracema das Artes. Com a temática “Conflitos, cenas e resistência: revele sua deusa”, a conversa terá como convidada a artista visual Marcella Elias. A live acontece no Instagram da Escola, na próxima segunda-feira (14), a partir das 10h15min.

Os diferentes contextos em que vivem e dos quais falam as mulheres, com marcadores sociais como raça, classe, orientação sexual e gênero, são aspectos importantes que se juntam às especificidades e aos desafios de ser artista neste tempo. A convidada Marcella Elias, artista multimídia que atua com vídeo, fotografia e cinema, desenvolve atualmente uma pesquisa intitulada “Mulheres Invisíveis”, que envolve o feminino e valoriza histórias de mulheres.

Segundo ela, mulheres pretas, periféricas, trans, lésbicas, bissexuais, mães solo, entre outros recortes sociais, são afetadas por invisibilidades e opressões diversas, estando na contra-mão dos privilégios e ocupando, muitas vezes, um lugar de invisibilidade. Daí a importância de refletir sobre essas questões. A mediação da live será da coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque.

Uma ação da Escola Porto Iracema das Artes para o período de isolamento social em decorrência da pandemia do novo coronavírus, este Entre Telas Artes Visuais é promovido pelo Lab Artes Visuais do Porto. Nas mais variadas linguagens e esferas formativas, o Entre Telas discute a produção artística a partir de contextos específicos com artistas e pesquisadores de diferentes linguagens.

Sobre Marcella Elias

eu by lia
Foto: Lia.

Artista visual multimídia, atua nos meios de fotografia, vídeo e cinema. Formada em Comunicação Social e cursando especialização em Cinema. Seu ensaio fotográfico Elisa participou de exposições coletivas, dentre elas, no Museu da Cultura Cearense. Fez a direção de fotografia do curta-metragem Grilhões. Sua pesquisa atual – Mulheres Invisíveis – inclui uma instalação que gira em torno do feminino e de ampliar a visibilidade de histórias de mulheres.

Sobre Aline Albuquerque

Aline Albuquerque é educadora e artista visual, formada em Artes Plásticas pela UNICAMP, mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, pesquisadora do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas da UFC.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Marcella Elias é a convidada do próximo Entre Telas Artes Visuais, com tema “Conflitos, cenas e resistência: revele sua deusa”
Quando: segunda-feira (14), a partir das 10h15
Onde acessar: Instagram do Porto Iracema

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 03/09/2020