Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

mãozinha

Repensando o corpo, a normalidade e as transmutações, céu vasconcelos (@ceuvasconcelos) fez a primeira partilha do projeto “mãozinha”, com uma roda de conversa intitulada “aleijar o corpo, vislumbrar um mundo” e uma instalação na Galeria Leonilson com proposições que estão sendo desenvolvidas na atual edição do Laboratório de Artes Visuais.

“mãozinha” traz uma revisitação histórica das próteses em escala mundial aliada às necessidades do capitalismo e da corponormatividade. O artista, que, segundo a medicina nasceu com uma deficiência caracterizada como hipoplasia em sua mão direita, propõe a construção de objetos protéticos efêmeros que, acoplados em seu corpo, tensionam e borram a função “normalizadora” instituída para as próteses. Investigando assim a possibilidade de construir um novo corpo, que nega as noções de normalidade e se torna híbrido, transmutado, aleijado e transfigurado. A tutoria do projeto é de Jota Mombaça (@jotamombaca).

O evento aconteceu em dezembro e fez parte das Rotas de Criação, o primeiro momento de partilha pública dos projetos em desenvolvimento nos Laboratórios de Criação.