Escola de Formação e Criação do Ceará

Wanessa Alves

Live de lançamento da zine “Sem título. Com Travessia” com Charles Lessa e alunes do Percurso de Desenho e Pintura

portoiracemadasartes.org.br live de lancamento da zine sem titulo com travessia com charles lessa e alunes do percurso de desenho e pintura adobe scan 08 de nov. de 2021 1
Obra de Miguel Oliveira.

Transmissão ao vivo será no canal do Porto Iracema das Artes nesta quarta-feira (24), às 18h

Produzida coletivamente durante o módulo “Experimentações visuais”, ministrado pelo artista visual Charles Lessa, a zine “Sem título. Com Travessia” será lançada nesta quarta-feira (24) às 18h, pelo Youtube do Porto Iracema. O projeto, realizado por participantes do Percurso de Desenho e Pintura, faz parte do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

A partir do tema norteador dos processos formativos e eventos da Escola em 2021, “Poéticas de Travessia”, os alunos construíram a obra “Sem Título. Com Travessia”. Ao todo, a publicação reúne produções de 18 jovens artistas, de Fortaleza e do interior do Ceará que participam das atividades formativas em Desenho e Pintura desde agosto deste ano.

  • Confira mais informações sobre os artistas AQUI.
portoiracemadasartes.org.br live de lancamento da zine sem titulo com travessia com charles lessa e alunes do percurso de desenho e pintura wanessa alves
Obra de Wanessa Alves.

A zine traz referências da relação entre texto e imagem nas obras de artistas como Francisco Malmann, Ventura Profana, além de influências da literatura infantil e infanto-juvenil, com Renato Moriconi e Roger Mello. Artista visual e professor do módulo, Charles Lessa explica o processo colaborativo em torno da obra. “Receber feedbacks sobre nossa prática artística, independente da linguagem, é uma das formas de potencializar o percurso. E nesses encontros isso foi muito possível”, conta. 

Além do módulo “Experimentações visuais”, o Percurso abrange outros três ciclos de formação. O primeiro foi o “Navegações estéticas” com Efe Godoy, “A figura humana e o retrato no desenho” teve à frente a professora Cecília Andrade e o terceiro, “A figura humana e o retrato na pintura”, foi ministrado pela escritora e artista visual Raisa Cristina.

portoiracemadasartes.org.br live de lancamento da zine sem titulo com travessia com charles lessa e alunes do percurso de desenho e pintura case 2
Obra de Lucas Casemiro.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Live de lançamento da zine “Sem título. Com Travessia” com Charles Lessa e alunes do Percurso de Desenho e Pintura
Quando: Quarta-feira, 24 de novembro, às 18h
Onde: No canal do Porto Iracema das Artes no Youtube
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Barata (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 19/11/2021.