Leitura, gratuita e aberta ao público, por ordem de chegada, ocorre dia 28 de fevereiro, quarta-feira, das 14h às 17h30, no cinema Falb Rangel
Proporcionando um momento de partilha, enriquecido por trocas de experiências e referências, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza, dia 28 de fevereiro, quarta-feira, uma leitura pública de portfólios com o curador e mestre em história da arte, Ricardo Resende. A atividade, gratuita e aberta ao público por ordem de chegada, ocorre no cinema Falb Rangel, em Sobral.
Realizado por meio do Laboratório de Artes Visuais da Porto, o momento convida pessoas interessadas a levarem seus portfólios, físicos ou virtuais, para serem apresentados ao profissional. Durante a atividade, o público poderá aprofundar o conhecimento sobre seus materiais, bem como receber considerações acerca dos trabalhos inseridos nos mesmos.
Sobre Ricardo Resende:
Ricardo Resende é mestre em história da arte e, desde 1988, desempenha diversas funções de educação, curatoriais e de direção em instituições como o Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM/SP), o Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (MAC Dragão), o Centro de Artes Visuais (Ceav) da Funarte, no Rio de Janeiro, e o Centro Cultural São Paulo (CCSP). Foi curador do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (mBrac), no Rio de Janeiro, de 2014 a 2023. Foi cocurador da mostra “Bispo do Rosário: all existing materials on earth”, no Americas Society de Nova Iorque, em 2023.
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 20 de fevereiro de 2024