Escola de Formação e Criação do Ceará

labartesvisuais_aula-aberta_espaco-e-o-corpo_laura-vinci_capa-site

Laura Vinci ministra aula aberta no Porto Iracema das Artes

labartesvisuais aula aberta espaco e o corpo laura vinci capa site
Foto: Nelson Kon

Em passeio por suas obras, artista apresentará intervenções em lugares públicos que interagem com o urbano e instalações cênicas em que se combinam teatro e artes visuais  

Grande nome da arte contemporânea no Brasil, a escultora, artista intermídia, pintora, desenhista, gravadora, cenógrafa e diretora de arte Laura Vinci estará no Porto Iracema das Artes no próximo dia 23 de setembro. Ela ministrará, no Auditório da Escola, a aula aberta “O espaço e o corpo”, às 18h30min. A atividade será aberta a todos os interessados.

A artista paulista é conhecida por grandes instalações cujas referências são as relações entre corpo, espaço e efemeridade, mas que também dialogam com seu trabalho no teatro enquanto diretora de arte. No encontro, Laura Vinci apresenta trabalhos de sua autoria que tomam o espaço como um corpo povoado de corpos interagentes – intervenções em lugares de movimento público e instalações cênicas em que se combinam teatro e artes visuais.

A atividade será realizada dentro do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema, que traz a artista para ministrar o módulo “Forma e Materialidade” da Temporada Formativa. O objetivo do módulo é investigar o jogo entre forma e materialidade em diferentes situações da produção contemporânea, com ênfase em obras que praticam intervenções em lugares públicos e que interagem com o espaço urbano.

Na aula aberta, Vinci propõe uma reflexão voltada para o trabalho de artistas nacionais e internacionais que exploram novas abordagens dessa questão, como Anish Kapoor, Ann Hamilton, Richard Serra, Rubens Mano, Olafur Eliasson, entre outros.

Sobre Laura Vinci

laura vinci 2
Foto: Pablo Saborido

Laura Vinci é formada em Artes Plásticas na Fundação Armando Álvares Penteado e possui mestrado na Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP). A artista tem participação em várias exposições de artes visuais no Brasil e no exterior e também tem explorado o universo teatral, atuando como cenógrafa e diretora de arte de peças teatrais com boa repercussão nacional.

Laura Vinci já ocupou o espaço do CCBB em São Paulo com a exposição Estados, em 2002, expôs no espaço do Octógono da Pinacoteca do Estado de São Paulo em 2007, participou da exposição Pedra no Céu – arte e arquitetura de Paulo Mendes da Rocha no MUBE, em São Paulo, no ano de 2017, e, em 2018, apresentou “Diurna” no Santander Farol, “Morro Mundo” na galeria Nara Roesler em São Paulo e “Diurna” na galeria Nara Roesler de Nova York. A artista já participou da 26ª Bienal Internacional de São Paulo e de duas edições da Bienal do Mercosul (1999 e 2005).

No teatro, já atuou como cenógrafa e diretora de arte das peças “Cacilda!”, com o dramaturgo e diretor José Celso Martinez Corrêa, do Teatro Oficina, em 1998; da peça “O idiota”, uma adaptação do romance de Dostoiévski com a Mundana Companhia, entre 2010 e 2011; Em 2013 fez a direção de arte e cenografia para “O Duelo”, uma adaptação da novela de Anton Tchekhov também com a Mundana Companhia, entre outras, sendo seu mais recende trabalho nessa área “Máquinas do Mundo”, um projeto coletivo desenvolvido pelo grupo de criação da Mundana Companhia e que foi apresentado no Sesc Pinheiros, em 2018.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Aula aberta “O espaço e o corpo”, com Laura Vinci
Quando: Segunda-feira, 23 de setembro, às 18h30
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITA

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 04/09/2019