Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes realiza oficina “Territórios Biográficos: Acercamentos Dramatúrgicos”

A atividade, gratuita e aberta ao público, será ministrada pela professora Renata Lemes e propõe uma investigação da memória dos territórios

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), no âmbito do Laboratório de Teatro, abre inscrições para a oficina “Territórios Biográficos: Acercamentos Dramatúrgicos”. A atividade, que integra o processo de pesquisa do projeto “Portas de São Pedro”e será ministrada pela professora Renata Lemes, ocorre nos dias 26, 27 e 28 de maio, das 14h às 18h, na sala da Dança da Porto Iracema. Podem participar da atividade pessoas maiores de 17 anos com inscrição realizada previamente no formulário eletrônico disponível AQUI.

Ao todo, são ofertadas 10 vagas para oficina, que propõe explorar a memória de territórios e, a partir delas, constituir microdramaturgias acionadas pela grafia do cotidiano ordinário e infraordinário dos lugares. Nos encontros, as pessoas participantes vão investigar como construir poéticas que intersectam corpo-memória-território, seguindo as pistas da experiência etnobiográfica ao abordar biografia como ficção e criação (im)pessoal. Escutar, escrever, corpo-gravar, arqueologizar são algumas das ações que guiarão os três dias de trabalho-pesquisa.

Nathalia Fiuza, uma das integrantes do “Portas de São Pedro”, explica que o desenvolvimento da pesquisa se volta a uma compreensão dos territórios e dos afetos relacionados ao edifício vindo não apenas das pessoas que habitaram lá, mas de todos os que de alguma forma se conectam a ele na paisagem da cidade. “Nossa intenção não é apenas lançar um olhar de fora, mas pesquisar também a nós mesmas durante o processo”, conclui.

SOBRE RENATA LEMES

Atriz, diretora integrante do Teatro Violetas, professora de Teatro-Licenciatura da UFC, fundou e integrou por 20 anos a Cia do Miolo (SP). Atualmente pesquisa corporeidades e territórios precários como poética e política contra-hegemonica.

SOBRE O LABORATÓRIO DE TEATRO

O Laboratório de Teatro tem como objetivo principal fomentar o desenvolvimento de projetos que combinem pesquisa e criação, proporcionando cruzamentos entre a prática teatral, em suas diversas dimensões, como direção, interpretação, formação de artistas, cenografia etc., e reflexões estéticas e conceituais.
Desde a sua criação, em 2013, até 2019 o Lab Teatro contemplou 30 projetos, sendo cinco nos dois primeiros anos (2013 e 2014) e quatro nos demais.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Escola Porto Iracema das Artes realiza oficina “Territórios Biográficos: Acercamentos Dramatúrgicos”. Inscrições podem ser feitas clicando AQUI

Quando: 26, 27 e 28 de maio, das 14h às 18h

Onde: Sala da Dança da Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público