Escola de Formação e Criação do Ceará

labmusica_oficina-de-sopro-guto-lucena_capasite

Laboratório de Música do Porto realiza oficina de sopro com o instrumentista Guto Lucena

labmusica oficina de sopro guto lucena capasite

Atividade gratuita é a primeira do programa “Outros mares – partilhas de experiências” com artistas em passagem por Fortaleza

O Laboratório de Música da escola Porto Iracema das Artes vai realizar, no próximo dia 16 de julho, uma oficina de sopro com o arranjador, compositor e instrumentista Guto Lucena. A atividade é a primeira de um novo programa denominado “Outros Mares – partilhas de experiências” com artistas que estão ​​de passagem pela cidade e ancoram temporariamente em Fortaleza. A formação será no estúdio de audiovisual da Escola, das 15h às 17h, e é gratuita. Estão sendo ofertadas 15 vagas que serão preenchidas por ordem de chegada, uma hora antes do início.

A atividade é voltada para instrumentistas de sopro (sax, flauta e clarinete) e tem como foco o tema da improvisação dentro e fora do jazz, passando pela história deste gênero musical e seguindo uma abrangência mais livre, propondo exercícios e ferramentas para improvisação.

Assim, a oficina propõe uma abordagem diversificada e busca desvincular a improvisação de qualquer estilo: improvisação livre, espontânea, passando por técnicas que podem ser utilizadas na concepção de arranjos e composições.

Sobre Guto Lucena

Guto Lucena iniciou os estudos de música em 1986 aos 13 anos de idade. Aos 19 anos passa a exercer atividades como músico profissional e professor. Em 1999 concluiu o bacharelado em música na UNICAMP e em seguida muda-se para Lisboa, onde viveu até 2013. Nesse período excursionou por diversas capitais europeias e africanas, com grupos de jazz e música africana; trabalhou na orquestra de programa de TV transmitido ao vivo semanalmente durante 4 anos; lecionou saxofone, teoria musical e linguagem do jazz no mestrado em jazz na Universidade de Aveiro e durante 10 anos na escola JB jazz em Lisboa, além de realizar workshops e masterclasses em Portugal e participar de gravações em mais de 60 álbuns.

Em 2013 Guto mudou-se para Estocolmo, Suécia, onde fez mestrado de jazz performance na Royal College of Music. Neste ano lançou seu primeiro álbum solo, Gazzi,unicamente com composições e arranjos próprios. Desde então segue excursionando pela Europa e África, trabalhando com a European Jazz Orchestra e com a cantora cabo-verdiana Carmen Sousa. Atua como arranjador e compositor para além de instrumentista de saxofones, flautas e clarinetes. Escreveu e gravou em Buenos Aires arranjos para a Cosmopolitan Pops Orchestra de Seattle e compôs duas peças originais para o Museu do Nobel na Suécia. Gravou e se apresentou com Ivan Lins, Bibi Ferreira, Arild Anderssen, Mike Mainieri, Marco Lobo, David Murray, Maria João, Mário Laginha, Pedro Abrunhosa, Phillip Hamilton, Melissa Walker, Ann-Sofi Söderqvist, Ben Charest, Rui Veloso e muito outros.

Serviço

O quê: “Laboratório de Música do Porto realiza oficina de sopro com o instrumentista Guto Lucena”
Quando: 16 de julho, das 15h às 17h
Onde: estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Inscrições por ordem de chegada, a partir das 14h
GRATUITO | 15 vagas