Escola de Formação e Criação do Ceará

apa_silva

Laboratório de Música do Porto Iracema realiza oficina de técnica vocal

apa silva 1
Formação será orientada por Apá Silvino, nos dias 17, 18, 20 e 21 de dezembro

O Laboratório de Música da escola Porto Iracema das Artes realiza a oficina “Técnica Vocal para o Canto Popular”, que será conduzida pela cantora, compositora, pianista e preparadora vocal Apá Silvino. A atividade acontecerá nos dias 17, 18, 20 e 21 de dezembro, sempre no horário das 9h30 às 12h e das 14h às 16h30, na sala de Música da Escola. Os interessados devem enviar um e-mail para o endereço labmusicaporto@gmail.com, solicitando participação. A atividade formativa é gratuita e voltada para cantores e solistas. Esta atividade finaliza as ações formativas do Laboratório em 2018.

Na oficina, a artista cearense abordará os aspectos do canto e interpretação, com vivência prática. Serão discutidos temas sobre a carreira de cantor(a), autoprodução e outros aspectos relevantes no decorrer das aulas. Os participantes deverão trazer sugestões de repertório em partitura (melodia e cifra preferencialmente). É preciso ter mais de 16 anos de idade para participar da atividade. Haverá apresentações, em sala, de canções interpretadas pelos alunos, individualmente ou em grupo, acompanhadas pela professora, pelos próprios alunos da oficina ou convidados.

Apá Silvino

Artista cearense, Aparecida Silvino, desde criança vive a música (estudante de semiologia musical e piano). Hoje, como cantora, regente de coros, compositora, pianista e preparadora vocal, com rica participação na vida cultural do Ceará, é reconhecida pela beleza de suas interpretações e atuações, em espetáculos solo ou de outros intérpretes (Milton Nascimento, Ivan Lins, Fagner, Nana Caymmi, Sueli Costa e Belchior). Premiada como melhor intérprete em festivais e programas importantes do Ceará (Prêmio Nelson’s de Melhor Intérprete Cearense – 2003; 2004; Prêmio de melhor Intérprete do Festival da Meruoca – 2006; 2010; Primeiro Lugar e Melhor Intérprete no Festival de Música da Assembléia Legislativa do Ceará – 2012;) e de outros estados brasileiros. Iniciou seus estudos musicais na Escola Hulda Lage, aos quatro anos de idade, sendo alfabetizada em música antes mesmo de aprender a ler na escola corrente. Aos seis anos entrou no conservatório e se formou em piano aos quinze, quando ingressou no Coral da UFC e mais tarde fez Licenciatura em Música na UECE. No Coral O Povo, iniciou como coralista desde sua formação, passando ao cargo de professora de técnica vocal e mais tarde, regente assistente, até assumir a regência. Como regente, lançou em dezembro de 1997 o CD “Cantos de Natal”, e em 2001, “Canto Cidadão”. É regente do Coral da SECULT CE e produziu o CD deste coro, “Nas Rodas da Infância”, lançado em 2008. Gravou o LP “Vidro & Aço” (1992) e o CD “Presente”(2001). Em 2010 lançou o CD “Mãe”, com direção musical e arranjos de Adelson Viana, violões de Eduardo Holanda, em parceria com Alan Mendonça. Lançou o CD “Sinal de Cais” (2014), com suas composições. Em 2016 abriu o Centro Cultural Canto da Apá, onde trabalha voz, interpretação e gerenciamento de carreira com 30 cantores.O Canto da Apá, em parceria com o Theatro José de Alencar, realiza o projeto Conexões Sonoras, edições mensais em que a cantora recebe seus cantores numa festa de música brasileira com os músicos Eduardo Holanda e Hoto Junior. Em 2018 lançou o quinto disco de carreira – “Poesia, piano e voz” , com Adelson Viana e Gilvandro Filho.

Serviço

O quê: Oficina “Técnica Vocal para o Canto Popular”, com Apá Silvino

Quando: 17, 18 e 20 e 21 de dezembro, das 9h30 às 12h e 14h às 16h30

Onde: Sala de Música do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Eduardo Sousa

(Publicado em 14/12/2018)