Escola de Formação e Criação do Ceará

Suely Mesquita foto Juliana Rocha _DSC3479 (1)

Laboratório de Música do Porto Iracema realiza oficina de canto popular

suely mesquita foto juliana rocha dsc3479 1O Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes realiza no dia 6 de novembro a oficina “Criação e realização em canto popular”, que será ministrada pela cantora e compositora Suely Mesquita. As inscrições serão preenchidas por ordem de chegada, sendo 8 vagas para participar da oficina e 15 vagas para participação como ouvinte. A atividade é gratuita e qualquer interessado sobre os processos criativos que envolvem o ato de cantar, com ou sem experiência, pode participar. A oficina acontecerá das 9h às 13h, no auditório do Porto.

Dentre os objetivos que a atividade propõe, estão exercícios práticos que ofereçam ao participante a possibilidade de lidar melhor com o nervosismo em cena, usar a imaginação para interpretar, criar empatia com a platéia, se relacionar bem com o músico, com a equipe técnica e com o equipamento, aperfeiçoar sua expressão corporal e vocal.

Suely também propõe quebrar as barreiras da inibição, insegurança, inexperiência, racionalidade, convencionalismo e o desejo de agradar. Além de promover o processo criativo livre dentro da música popular, “tão viciada em expectativas de mercado e entretenimento”.

Quem deseja participar pode trazer um músico para lhe acompanhar, uma base gravada ou mesmo cantar a capela.

Abaixo, segue o conteúdo da oficina:

Corpo nervoso – reações somáticas ao nervosismo, como conhecê-las e lidar com elas;
Ambiente emocional – a imaginação do cantor como base da interpretação;
Comunicação com platéia – como envolver o público com seu trabalho;
Linguagem artística e movimento – identidade vocal, conceito;
Interpretação e movimento – o visual do cantor;
Saúde vocal na vida real, técnica de microfone, sonhos, obstáculos, recursos e ações para a realização de um trabalho artístico.

SOBRE SUELY MESQUITA

suely mesquita foto juliana rocha dsc3462Cantora, compositora e professora de canto. Lançou os CDs Microswing (2008) e Sexo Puro (2002) e em 2015 lançou o CD do Dio&Baco, em duo com Eugenio Dale. Tem músicas gravadas por parceiros como Evandro Mesquita (Blitz), Moska, Fernanda Abreu, Pedro Luís e a Parede, Kátia B., George Israel, Celso Fonseca, Leoni e também pelos cantores Ney Matogrosso, Ceumar, Daúde, Rosana, 14 Bis e Alice Caymmi. Em 2011, a artista fez shows e ministrou cursos nas universidades americanas de UMass Dartmouth e Georgetown. Sua composição foi analisada num curso da Universidade de UMass Dartmouth, nos EUA (2011). Em 2006 fez shows pelo Projeto Pixinguinha. Criou e ministra em todo o Brasil cursos de formação do cantor popular como o VOZinVENTO (15 edições entre 2004 e 2010) e o Microfone Relâmpago.

SERVIÇO
O que: Oficina “Criação e realização em canto popular”, com Suely Mesquita
Quando: Terça-feira, 6 de novembro, das 9h às 13h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO
*Inscrições por ordem de chegada

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 01/11/2018