Escola de Formação e Criação do Ceará

HELDERR

Oficina “Pulso-Presença” com Helder Vasconcelos nos dias 04 e 05 de agosto

aniversario_modelo fly 1

O Laboratório de Dança realiza nos dias 04 e 05 de agosto, a oficina “Pulso-Presença”, com Helder Vasconcelos, das 15h às 18h. A atividade faz parte da programação de aniversário de 03 anos da Escola Porto Iracema. Serão disponibilizadas 30 vagas por ordem de chegada. O artista é tutor do projeto Ibirapema: o forró que eu faltei, do Laboratório de Dança da escola.

Ementa:

Na tradição do Cavalo Marinho e Maracatu Rural, música, dança e teatro nascem de um mesmo impulso e seguem os mesmos princípios. Princípios geradores de um estado, uma PRESENÇA, que podem ser utilizados em qualquer contexto.Entre os princípios está a ligação direta e precisa com a PULSAÇÃO, ponto inicial de qualquer fazer musical, mas que nestas tradições também é utilizado na dança e no teatro.

O objetivo principal desta oficina é vivenciar esse princípio através do corpo com dinâmicas individuais e coletivas. O método utilizado vem da experiência prática de mais de 20 anos do músico, ator e dançarino Helder Vasconcelos nas tradições do Cavalo Marinho e Maracatu Rural e nos contextos contemporâneos da música, dança, teatro e cinema.

Poética da Oficina:

Primeiro do que tudo, antes de mais nada, a gente tem que procurar dentro. Onde fica guardado o que só a gente tem. E o que a gente tem é o que temos de melhor.”

É com esse material que a oficina quer mexer.

A tradição popular é uma escola. Um jeito de fazer que tem por natureza uma integração com a natureza do que somos.”

É com esse jeito de fazer que a oficina trabalha.

Estar em cena com todo seu potencial pessoal, único e particular, gerando a possibilidade que algo aconteça entre você e o público.”

É com o que a oficina quer colaborar.

Na tradição, música, dança e teatro nascem de um mesmo impulso: PULSAÇÃO. Princípio gerador de um estado, uma PRESENÇA, que nos situa no aqui e no agora e que pode ser utilizado em qualquer contexto.

Atender uma necessidade pessoal e buscar o que temos de mais particular é o que nos situa no contexto contemporâneo.

A tradição nos dá o TRILHO pra essa busca. Trilho para uma viagem pro interior… de nós mesmos.

A oficina é pra construir esse trilho. A viagem é com cada um.

Helder Vasconcelos

É músico, ator e dançarino, formado nas tradições do Cavalo Marinho (teatro popular, tradicional da Zona da Mata Norte de Pernambuco) e do Maracatu Rural (cortejo ligado ao carnaval pernambucano). É um dos fundadores do grupo musical Mestre Ambrósio, com quem trabalhou por onze anos, tocou nos principais palcos no Brasil e no exterior e gravou três cds. Estuda a arte do ator com o grupo Lume Teatro, de Campinas-SP. Desse contato surgiu a direção de sua primeira montagem teatral, “Espiral Brinquedo Meu”, assinada por Carlos Simioni, Renato Ferracini e Ana Cristina Colla. Seu segundo solo, “Por Si Só”, foi contemplado pelo “Projeto Rumos de Dança Contemporânea” do Instituto Itaú Cultural e dirigido por Armando Menicacci, especializado em dança e novas tecnologias. Participou de festivais e projetos de dança, teatro e música no Brasil, Europa, Estados Unidos e Japão. Fez sua estréia no cinema no longa-metragem “O Homem que Desafiou o Diabo”, no papel do “Cão Miúdo”, e está em processo de filmagem do longa “A Luneta do Tempo”, de Alceu Valença. Coordena atualmente, em Recife-PE, um grupo de pesquisa, ensino e criação em artes cênicas.