Laboratório de Dança apresenta o projeto “Repovoar – Imaginários sobre o Amor”, nas Rotas de Criação

A atividade, gratuita e aberta ao público maior de 18 anos, ocorre no dia 06 de maio, sexta-feira, às 19h, na Sala Flávio Sampaio – Porto Dragão

Artistas do Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), apresentam o projeto “Repovoar – Imaginários sobre o Amor” nesta sexta-feira, 06 de maio, às 19h. A atividade será uma “gira cênica” intitulada “Tronqueiras de amor atrevimento”. A apresentação faz parte das Rotas de Criação, um momento de partilha pública dos processos desenvolvidos no Laboratório, e terá a presença da tutora Tieta Macau. O evento é gratuito e aberto ao público maior de 18 anos.

O projeto “Repovoar – Imaginários sobre o Amor” está sendo desenvolvido pelas artistas Mandu, Francisca Firina e Lara Xerez e consiste em uma investigação em dança, que tem o amor a partir da perspectiva das Pombagiras como principal ponto de partida para a criação. A investigação artística é realizada por mulheres afropindoramas que enxergaram no ato de se aquilombar, um espaço fértil para suas movências no mundo.

Participa da atividade a tutora Tieta Macau, artista transdisciplinar, filhe da serpente, criadore de macumbarias cênicas e Vodunsi na Mina jejê. Tieta Macau é interessade em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares e afrodiaspórica, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. É licenciade em Teatro pela UFMA (MA), cursa o bacharelado em Dança e o mestrado em História Social na UFC (CE).

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Repovoar – Imaginários sobre o Amor – com as artistas Mandu, Francisca Firina e Lara Xerez

Onde: Sala de Dança Flávio Sampaio – Porto Dragão (Rua Boris, 90 – Praia de Iracema)

Quando: 06 de maio, sexta-feira, às 19h

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Alessandro Fernandes (estagiário) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 02 de maio de 2022