Escola de Formação e Criação do Ceará

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Laboratório de Cinema da Porto Iracema realiza a 10ª edição do Pitching, comemorando a marca de 58 roteiros desenvolvidos

Uma das principais referências de formação audiovisual do Brasil, o Laboratório Cena 15 – Cinema da Porto Iracema das Artes conclui a décima edição com números invejáveis. Foram 110 roteiristas, engajados nos processos de desenvolvimento de 58 roteiros. Das nove edições concluídas, 35% dos projetos foram realizados ou encontram-se em processo de finalização, produção e complementação de recursos. No próximo dia 04 de março, sete novos projetos serão apresentados em sessão pública de pitching, que ocorre a partir das 9 horas, no Cinema do Dragão, com a presença da Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura, Joelma Oliveira Gonzaga. O evento integra a programação da 10ª Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), escola de artes da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Este é o primeiro pitching feito de forma presencial após o isolamento social imposto pela pandemia da Covid-19.

Em 10 edições, de 2013 a 2022-23, o CENA 15 deu suporte formativo para que cento e dez (110) roteiristas escrevessem seus primeiros longas-metragens de ficção, documentários ou híbridos, e até mesmo séries de TV. A exemplo dos demais laboratórios da Porto Iracema das Artes, o Laboratório de Cinema funciona como espaço de desenvolvimento de projetos, com tutorias mensais, assessorias semanais, oficinas e aulas abertas com profissionais de referência no campo audiovisual. Além de promover processos de formação inovadores, o CENA 15 também contribui para a inserção profissional de roteiristas no mercado audiovisual nacional e internacional. Muito do sucesso desse projeto deve-se aos cineastas Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, os primeiros tutores, que conceberam os processos formativos inaugurais da experiência.

Este ano, o júri do pitching terá dois convidados bastante especiais, ex-integrantes do Laboratório de Criação, que construíram suas jovens trajetórias, produzindo filmes desenvolvidos no próprio CENA 15: o produtor Maurício Macêdo e a produtora Ticiana Augusto Lima. Juntam-se aos dois, a curadora do Cinema do Dragão, Kênia Freitas, o produtor Max Eluard, a atriz e roteirista Georgina Castro e a roteirista Maria Camargo. Durante o pitching, cada um dos sete projetos deverá ser apresentado em até trinta minutos, sendo 7 minutos para a exposição e o tempo restante para responder às perguntas dos avaliadores e do público. 

O júri selecionará os roteiros vencedores, que serão agraciados com as seguintes premiações: Prêmio Paradiso (um apoio de 5 mil reais, mais uma mentoria no âmbito do Paradiso Multiplica  e entrada para a Rede Paradiso de Talentos), Prêmio BAL – LAB (participação no BAL – LAB,  Festival Biarritz),  Prêmio Porto Frapa (Participação de um integrante do projeto premiado no FRAPA 2023, com viagem, hospedagem e acreditação garantidas), Prêmio Cinema do Dragão (gratuidade para frequentar o espaço por um ano), Prêmio MUBI (um ano de gratuidade na plataforma mais uma ecobag) e Prêmio B_arco ( seis meses para escolher um dos cursos oferecidos).

 

ROTEIROS PARA UM MERCADO EM RETOMADA

A Diretora de Formação do IDM/Porto Iracema das Artes, Elisabete Jaguaribe, acentua a importância do CENA 15 no atual cenário de retomada da produção audiovisual. “O Governo do Ceará manteve o Laboratório funcionando, mesmo nos quatro anos de paralisia do ex-presidente, que destruiu todas as estruturas de fomento à cultura. Neste ambiente de retomada, nosso Laboratório de Cinema tem um conjunto de roteiros que, certamente, irá alimentar o mercado de audiovisual do país” – observa a professora, enfatizando a potência criativa e econômica do audiovisual brasileiro.

Alguns dados da experiência da Porto Iracema das Artes indicam a capacidade de retorno dos investimentos na formação desenvolvida no âmbito do Laboratório CENA 15. Se forem considerados apenas os investimentos em bolsas de estudos, os números de retorno são extraordinários.  Em nove edições, foram investidos R$ 722.000,00 em bolsas, enquanto R$ 18.035.780,03 foram captados em fundos de produção para os projetos. Ou seja, a cada real investido em bolsas, há um retorno 25 vezes maior para a produção dos filmes. Os novos projetos da Edição 10, que serão apresentados no pitching, se somarão a esse grupo, potencializando os resultados já alcançados.

Além disso, os projetos também acessam fundos de desenvolvimento, antes da etapa de produção. Até agora, são estimados cerca de R$ 441.800,00 em recursos captados para que os projetos sigam desenvolvendo seus roteiros. Em termos de produção, os números de obras audiovisuais também sinalizam o impacto do projeto para o campo audiovisual do Ceará. 

NÚMEROS:

  • 5 longas e 1 série finalizados
  • 2 curtas premiados em importantes festivais, desenvolvidos a partir da experiência no Laboratório
  • 1 piloto de série finalizado
  • 1 longa em pós-produção
  • 2 longas em produção
  • 8 longas em captação parcial de recursos

A coordenadora do Laboratório Cena 15 – Cinema, Manoela Ziggiatti, reforça a inexistência de outra iniciativa pública no Brasil nos moldes do Lab, que se destine à escrita de roteiros de longa-metragem de ficção com sete meses de duração, apoio financeiro e com ênfase na formação e aprimoramento de histórias de regiões para além do eixo Rio-São Paulo. “O fato de um programa robusto como este completar uma década é motivo de muita celebração. Filmes demoram para ser feitos, são anos de dedicação e persistência desde a primeira ideia até que ele consiga chegar às telas.  O tempo é essencial para colhermos os frutos de uma semente plantada lá atrás. Não é à toa que, a partir de 2018, os primeiros longas desenvolvidos no Lab começaram a ser lançados e hoje já temos 35% dos projetos filmados, em pós, em produção ou em complementação de recursos. Somente uma política pública com garantia de continuidade e estabilidade é capaz de chegar a esses números”, finaliza.

 

SINOPSES DOS ROTEIROS DA 10ª EDIÇÃO DO LABORATÓRIO DE CINEMA

 

O PALHAÇO NA BERLINDA (Ceará)

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Comédia existencial
Longa-metragem, Ficção
de Victor Furtado e David Santos

Sinopse:

Raimundo Novato é um bufão de rua e ótimo imitador. Junto ao seu bando, vivem na pindaíba da vida de artista de rua. Eles precisam de dinheiro para realizar o sonho de montar uma Caravana de Palhaçaria! A chance surge quando Novato substitui o palhaço conservador mais famoso da TV, mas ele não sabia que isso abalaria sua vida mais do que o esperado. 

 

ESTRANGEIRO DE SI (Ceará)

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Drama masculino fraternal
Longa-metragem, Ficção
de Nilo Rivas e Guilherme Ramos 

Sinopse: 

Omar volta para sua cidade natal com Ed, seu namorado. Para não desapontar seu irmão mais novo, René, e evitar conflitos com sua família conservadora, Omar e Ed fingem ser amigos. Mas as coisas escapam do controle quando René descobre a verdade. 

 

FESTA SANTA (Ceará)

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Suspense de herança católica
Longa-metragem, Ficção
de Leônidas Oliveira e Ton Zaranza

Sinopse:

Terra da Paixão, litoral cearense. Entre os festejos da Semana Santa, Jordi, um jovem sem amarras, descobre que seu irmão matou acidentalmente e escondeu o corpo do filho do vizinho, um menino de cinco anos. Sendo a única testemunha, Jordi vive um dilema: entregar o irmão ou se omitir. 

 

BARBARIZE-SE! (Ceará)

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Drama dissidente
Longa-metragem, Ficção
de Wylliana Nascimento e Tiago Manguebixa

Sinopse:

Na cidade interiorana de Barbalha-CE, Ney, uma bixa-preta performer, após um boicote durante o Festival de Cultura, decide afrontar o conservadorismo da cidade e fazer um festival clandestino, acirrando conflitos com sua mãe e com a elite local. 

 

NÉVOA BAIXA (São Paulo)

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Drama de amadurecimento tardio
Longa-metragem, Ficção
de Eugenia Kimura

Sinopse:

Saki é uma imigrante japonesa que nunca saiu da pequena cidade em que mora. No aeroporto para viajar com a filha pela primeira vez, o voo é cancelado. Ela não quer voltar para casa e, em uma tentativa de se esquivar da sogra, decide se aventurar por São Paulo escondida.

 

LULINHA, MEU SANTO! (Bahia)

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Roadmovie de amadurecimento 
Longa-metragem, Ficção
de Camila Ribeiro e Yan Rego 

Sinopse:

Em 2004, uma caravana parte da cidade de Las Veras para protestar contra a proibição dos bingos determinada pelo presidente Lula. Angélica, 10 anos, vê na viagem a chance de juntar os pais que acabam de se separar. A menina conversa com o santinho eleitoral de Lula e acredita que ele a ajudará.

 

Todos os projetos do Lab Cena 15 têm tutoria de Armando Praça, Jaqueline Souza, Murilo Hauser e Nina Kopko, além de consultoria com Luciana Vieira e Pablo Arellano.

 

METADE CALABRESA (Ceará) 

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Dramédia pós-apocalíptica 
Série de Ficção 
de Bruno Paes, Bruno Brasileiro, Mateus Bandeira e Alexia Holanda 

Sinopse:

Depois de um apocalipse zumbi, dois primos discordam sobre o que fazer com o amigo que virou um morto-vivo, enquanto tentam esconder o acontecido da tia caçadora de zumbis dele e lidam com uma entregadora de pizzas que investiga o sumiço de sua irmã. Este projeto de série teve consultoria de Camila Agustini. 

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

 

SOBRE O CENA 15 – LABORATÓRIO DE CINEMA DA PORTO IRACEMA DAS ARTES

Fundado em 2013, o Laboratório CENA 15 – Cinema integra o programa de Formação dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema, escola de artes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). O Lab Cena 15 promove, ao longo de 7 meses, a formação de roteiristas brasileiros e desenvolve projetos de roteiros de longa-metragem de ficção por meio de um laboratório imersivo, sob a tutoria dos cineastas Karim Aïnouz, Nina Kopko, Armando Praça, Jaqueline Souza e Murilo Hauser, com a assessoria dos roteiristas Luciana Vieira e Pablo Arellano. Trata-se de uma experiência inédita de formação profissional e de lançamento exclusivo de novas histórias no circuito do cinema e audiovisual do Brasil inserida no Nordeste do país.

 

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O quê: Laboratório de Cinema da Porto Iracema realiza a 10ª edição do Pitching, comemorando a marca de 58 roteiros desenvolvidos

Quando: sábado, 04 de março

Horário: 9h às 13h30

Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público