Escola de Formação e Criação do Ceará

Zé_2

José Tarcísio debate produção artística de diferentes períodos em lives do Entre Telas Artes Visuais

ze 2
Foto: Sunny Maia

O bate-papo “Café com o Zé” será realizado em dois encontros. O primeiro acontece na próxima segunda-feira (29) e dará enfoque às produções dos anos 60 e 70

Com seis décadas de trabalho dedicadas às artes, o pintor, artista intermídia e escultor, José Tarcísio Ramos, traz na bagagem histórias e produções em diferentes áreas. Ele será o próximo participante do “Entre Telas Artes Visuais”, que se desdobrará em dois encontros e discutirá sua produção artística em diferentes períodos. O primeiro acontece na próxima segunda-feira (29), às 10h15, no Instagram do Porto Iracema, e terá enfoque nas produções dos anos 60 e 70.

O segundo momento acontecerá no dia 6 de julho e discutirá as produções dos anos 80 até os dias de hoje. Ao longo dos encontros, o também gravador, cenógrafo e figurinista comentará sua trajetória, além de relembrar algumas de suas exposições e obras que ganharam reconhecimento nacional e internacionalmente. O debate será mediado pela coordenadora do Laboratório de Artes Visuais, Aline Albuquerque.

Intitulado “Café com o Zé”, o bate-papo integra mais uma edição do Entre Telas, que vem trazendo uma série de debates online com artistas e pesquisadores a fim de discutir suas formações e processos criativos sob diferentes contextos, especialmente durante o isolamento social.

Sobre José Tarcísio Ramos

Pintor, artista intermídia, gravador, escultor, cenógrafo e figurinista. Em seis décadas de trabalho dedicado às artes exerce seu ofício entre Rio de Janeiro, Ceará e Europa, tendo conquistado reconhecimento nacional e internacionalmente. Em 1982 monta seu ateliê nos arredores do Centro Cultural Dragão do Mar, onde ainda hoje suas obras e arquivos permanecem. Em 2018 realiza a memorável exposição intitulada “Zé: Acervo de Experiências Vitais”, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Cultural Dragão do Mar de Arte e Cultura. A exposição reuniu todo o seu acervo, incluindo a obra Regando Pedras, que ganhou notoriedade e hoje integra o Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: “José Tarcísio debate produção artística de diferentes períodos em lives do “Entre Telas Artes Visuais”

Quando: 29 de junho e 6 de julho, a partir das 10h15

Onde assistir: Instagram do Porto Iracema das Artes

Fique em casa, por você e pelos outros!

Para saber todas as informações sobre o novo Coronavírus, acesse https://coronavirus.ceara.gov.br/ ou ligue 24h no 0800 275 1475.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 23/06/2020