Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos Micaela Menezes 621 (1)

Instituto Dragão do Mar lança chamada pública para ocupação econômica de equipamentos

Há opções em Fortaleza, Quixadá, Quixeramobim para gastronomia e outros tipos de comércios

O Instituto Dragão do Mar (IDM) lançou chamada pública,  nesta sexta-feira, 12.05, convocando empresas interessadas em fazer a ocupação para uso econômico de espaços em equipamentos geridos pela Organização Social

Os documentos que expõem e regem o passo a passo do processo estão disponíveis no site (https://bit.ly/idmocupacaoeconomicadeespacos). As inscrições são até 31 de maio. 

Veja aqui quais são os espaços disponíveis:

– Escola Porto Iracema das Artes – 1 espaço: espaço gastronômico;

– Escola Vila da Música (Crato) – 1 espaço: espaço gastronômico;

– Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá) – 1 espaço: espaço gastronômico;

– Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim)  – 1 espaço: espaço gastronômico;

– Biblioteca Pública Estadual do Ceará – 2 espaços: espaço gastronômico e

loja;

– Theatro José de Alencar – 2 espaços: espaços gastronômicos (uma cafeteria

e uma cantina);

– Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba – 1 espaço: loja.

 

Podem concorrer no processo pessoas jurídicas de direito privado cujas especificações de atividades de seu CNPJ estejam de acordo com os espaços a serem ocupados e satisfaçam todas as exigências dos documentos da chamada pública. 

Os critérios de julgamento serão Melhor Preço, na proposta comercial, e Qualidade, na proposta técnica. A avaliação de adequação e da melhor alternativa será realizada de acordo com os modelos de propostas técnica e comercial para cada espaço, disponíveis como Anexos da Chamada Pública, seguindo critérios também estabelecidos no documento. 

No caso da proposta técnica, por exemplo, será avaliada a adequação conceitual à proposta ambiental e cultural do Espaço e originalidade e consistência da proposta, entre outros. Já o modelo de proposta comercial traz itens como contrapartidas financeiras e/ ou negociais, necessidade de carência do aluguel e valor oferecido pela locação. Para que haja uma boa relação entre o que é proposto e o conceito de cada espaço está prevista na chamada pública a visitação técnica a cada espaço pelas empresas interessadas, seguindo especificações que estão no Anexo I – Termo de Referência. 

 

Confira as etapas e datas do processo de escolha:

Publicação do Edital: 12 de maio de 2023

Recebimento de Propostas: 12 a 31 de maio de 2023

Divulgação de Resultado Preliminar: 20 de junho de 2023

Interposição de Recursos: 21 a 23 de junho de 2023

Divulgação do Resultado Final: 30 de junho de 2023

 

Instituto Dragão do Mar (IDM)

Fundado há 25 anos, é a primeira Organização Social (OS) de Cultura no país: em abril de 2023, o Instituto Dragão do Mar (IDM) gere 16 equipamentos e alguns projetos especiais do Governo do Estado, em Cultura, Meio Ambiente, Gastronomia Social e Esportes, mas sempre alicerçando seu fazer na força que a Cultura ancora para a promoção do acesso a direitos, o despertar do sentimento de pertencimento e, com ele, a construção da vontade de estar, usufruir, participar, aprender. Contratos de Gestão: secretarias da Cultura (Secult Ceará), do Meio Ambiente e Mudança do Clima (Sema), do Esporte (Sesporte) e Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (Seas-CE).

 

Portfólio de Gestão:

Secult Ceará – Equipamentos:

Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, Theatro José de Alencar, Cineteatro São Luiz, Centro Cultural Bom Jardim, Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho, Centro Cultural Porto Dragão, Escola Porto Iracema das Artes, Escola de Gastronomia Social Ivens Dias Branco, Biblioteca Estadual do Ceará, Vila da Música (Crato), Casa de Antônio Conselheiro (Quixeramobim) e Casa de Saberes Cego Aderaldo (Quixadá).

Sema – Equipamentos:

Complexo Ambiental Mirante do Caldas, Complexo Ambiental e Gastronômico da Sabiaguaba, Complexo Ambiental Caminhos do Horto.

Sesporte – Equipamento:

Centro de Formação Olímpica (CFO).

Projetos especiais:

Programa de Oportunidades e Cidadania/ Projeto Trilharte (Seas-CE), Festival MI, Temporada de Arte Cearense (TAC) e Bienal Internacional do Livro do Ceará (Secult Ceará, em 2022).