Foto: Cinefabrique.fr
Fruto de parceria entre a Escola Porto Iracema das Artes, Museu da Imagem e do Som do Ceará (MIS-CE) e a Escola Superior de Cinema CinéFabrique, em Lyon, na França, iniciativa reunirá estudantes franceses e brasileiros para realizar dois curtas-metragens de ficção
Incentivando a produção cinematográfica no Estado, a Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, em parceria com o Museu de Imagem e Som do Ceará (MIS-CE), e com o programa Cine Nomad School da CinéFabrique – École Nationale Supérieure de Cinéma à Lyon, abre, nesta quarta-feira (3), as inscrições para estudantes de cinema e audiovisual interessados em participar do processo seletivo do Projeto “Porto MIS CinéFabrique”. No total, 10 projetos preencherão as vagas disponibilizadas. As inscrições são gratuitas e ocorrem somente por meio de formulário online, encerrando dia 14 de abril, às 23h.
A iniciativa promove a realização de dois curtas-metragens de ficção num processo formativo, realizado em parceria entre os equipamentos e o programa internacional “Cine Nomad School”, da CinéFabrique, escola de cinema localizada em Lyon, na França. A “Cine Nomad School” tem atuação em países como Burkina Faso, Myanmar, Marrocos, Estados Unidos, Polônia e Etiópia, e aposta no intercâmbio entre jovens de diferentes nacionalidades para o desenvolvimento de projetos audiovisuais.
Para Bete Jaguaribe, diretora da Porto Iracema das Artes, a iniciativa marca o aprofundamento da internacionalização das ações da Escola. “A parceria com a Cinefabrique insere-se nesse novo momento das políticas culturais do país, uma retomada das relações internacionais. A Porto Iracema das Artes, em parceria com o Museu da Imagem e do Som, inicia essa aproximação com esse projeto de formação, centrado num precioso encontro de culturas. Guardamos boas expectativas com os resultados do ‘Porto MIS Cinefabrique’, porque acreditamos fortemente no encontro cultural”, afirma.
Para Luisa Cela, secretária da Cultura do Ceará, a parceria entre os três equipamentos fortalece a formação de projetos e profissionais da cultura. “O audiovisual cearense vem sendo referência não só no Brasil, mas também em festivais internacionais. Com essa parceria, reforçamos a experiência dos realizadores e das realizadoras cearenses, que vão ter a oportunidade de não apenas participar de uma formação de qualidade, mas também ter uma vivência em outros territórios. Essa política possibilita um avanço no setor, qualificando ainda mais e criando novos repertórios para nossos e nossas agentes culturais”, avalia.
Por esse intercâmbio, estudantes do segundo ano de graduação na CinéFabrique e estudantes de cinema e audiovisual do país parceiro compõem duas equipes para a realização de dois curta-metragens, num processo formativo cujo objetivo principal é aprender e criar juntos, compartilhando visões de mundo e práticas criativas diferentes, com foco na experimentação técnica e no intercâmbio cultural. O programa contempla ainda a ida do/a diretor/a e do/a montador/a de cada filme para uma temporada de pós-produção realizada inteiramente na sede da CinéFabrique, em Lyon, para a montagem dos filmes. As despesas de deslocamento e hospedagem das pessoas beneficiadas são de responsabilidade das instituições parceiras.
A primeira etapa do projeto acontece em Fortaleza e consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção, um percurso formativo com foco no desenvolvimento orientado dos roteiros de ficção audiovisual, partindo das propostas apresentadas no processo seletivo. O percurso é dividido em quatro módulos, sendo estes Pesquisa (Módulo 1); Estrutura e Personagem (Módulo 2); Escrita de Roteiro (Módulo 3); e Preparação para Pitching (Módulo 4). As aulas serão ministradas por nomes de forte atuação na cena audiovisual cearense, como a professora e roteirista Natália Maia, o diretor e roteirista Samuel Brasileiro, o roteirista e realizador Wislan Esmeraldo e o diretor e roteirista Déo Cardoso.
Poderão participar do pitching para o programa Porto MIS CinéFabrique somente os roteiros desenvolvidos no âmbito do Ateliê de Roteiros de Curta-metragem de Ficção, objeto desta seleção.
Sobre o Processo seletivo
O processo seletivo será realizado entre os dias 15 a 19 de abril de 2024, contando com duas etapas. A primeira consiste na análise dos projetos inscritos. O resultado dessa etapa será divulgado no dia 16 de abril (Resultado adiado para dia 22 de abril), bem como o calendário de entrevistas (Adiado). Nos dias 17 e 18 de abril, compondo a segunda etapa, serão realizadas as entrevistas presenciais na sede da Porto Iracema das Artes, no turno da manhã (Entrevisas adiadas, novas datas em breve). Após a conclusão do processo seletivo, o resultado final será publicado no dia 19 de abril (Resultado final adiado), por meio do site da Escola Porto Iracema das Artes. O início das atividades ocorrerá dia 22 de abril.
Sobre o Projeto Porto CinéFabrique
O projeto Porto MIS CinéFabrique se dará em duas etapas:
- Primeira Etapa:
A primeira consiste no Ateliê de Roteiro de Curta-metragem de Ficção, ofertado pela Porto Iracema das Artes. Para esta etapa, serão selecionadas dez propostas de roteiros de ficção inéditos, de até dez minutos, a serem desenvolvidos sob orientação, entre abril e junho. Os dez roteiros finalizados serão apresentados em um pitching para seleção dos dois projetos a serem contemplados na segunda etapa.
- Segunda Etapa:
A segunda etapa consiste na realização dos filmes por meio do programa Porto MIS CinéFabrique. A produção ocorrerá entre junho e julho de 2024. Cada equipe de realização será composta por 5 estudantes da CinéFabrique e 5 estudantes do projeto contemplado (incluindo diretor/a e montador/a).
Quem pode participar
Podem participar do processo seletivo pessoas físicas, sendo, obrigatoriamente: 1 diretor(a)-roteirista e 1 montador(a) por projeto, segundo os seguintes critérios de acesso:
- Cearenses natos ou com residência comprovada no Estado do Ceará há 3 (três) anos;
- Idade mínima de 18 (dezoito) anos;
- Estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação e/ou formação continuada (mínimo de 160 horas) em cinema e audiovisual;
- Formação e experiência comprovada com roteiro de ficção audiovisual de curta-metragem.
Observações:
- O mesmo proponente pode acumular as funções de roteirista e diretor ou roteirista e montador.
- O projeto pode, opcionalmente, incluir 1 co-roteirista.
- Poderão participar do pitching para o programa Porto MIS CinéFabrique somente os roteiros desenvolvidos no âmbito do Ateliê de Roteiros de Curta-metragem de Ficção, objeto desta seleção.
Acesse a ementa completa clicando AQUI
Sobre a CinéFabrique
A CinéFabrique é uma escola de cinema localizada em Lyon, na França, cujo foco é formar profissionais para o campo audiovisual, com oferta de cursos de graduação em três anos nas áreas de roteiro, produção, fotografia, som, edição, direção de arte e efeitos especiais, favorecendo populações jovens com mais dificuldade de acesso à profissionalização. Com metodologia centrada na inserção profissional dos alunos, a CinéFabrique mantém um quadro de formadores de reconhecimento nacional e internacional, oferecendo, além das graduações, cursos de curta duração.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Sobre o MIS
O MIS Ceará é lugar de experimentação, educação, reflexão, preservação, pesquisa e entretenimento. Um museu polifônico, com foco na diversidade e na inclusão, onde se busca pensar por meio das imagens e dos sons, estabelecendo conexões e promovendo experiências compartilhadas. Contando com equipamentos de última geração para atuar na conservação, digitalização, restauro digital e exposição de acervos imagéticos, sonoros e audiovisuais, o MIS Ceará é hoje um dos museus mais avançados da América do Sul.
Serviço:
Projeto Porto MIS CinéFabrique
Inscrições: 3 a 14 de abril no formulário: Link para formulário
Processo seletivo: 15 a 19 de abril de 2024
Divulgação do resultado da primeira etapa, análise dos projetos inscritos e do
calendário de entrevistas: 16 de abril de 2024 (Adiado para 22 de abril)
Entrevistas: 17 e 18 de abril (Adiadas)
Divulgação do resultado: 19 de abril de 2024 (Adiada)
Vagas: 10 projetos
Início das atividades: 22 de abril