Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto Micaela Menezes-32

Inscrições do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes são prorrogadas até 28 de maio

160 vagas estão disponíveis, sendo metade destinada à ações afirmativas

 

Interessados no Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria de Cultura do Ceará, gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – agora têm até o próximo dia 28 de maio para realizar a inscrição. Ao todo, são 160 vagas nos cursos de Artes Visuais, Audiovisual e Artes Cênicas, sendo 50% destinadas para ações afirmativas. O público preferencial são estudantes de escolas públicas, cursando ou recém-formados no Ensino Médio e não há pré-requisito de experiência anterior. Todas as formações são gratuitas.

As inscrições são realizadas por meio de formulário on-line. As turmas de 2023 integram a 11ª edição do Programa de Formação Básica, que ao longo dos dez anos que a Porto Iracema completa neste ano, recebeu mais de 14 mil matrículas nos diversos módulos oferecidos em cada curso.

Dividido por módulos, os cursos básicos da Escola propõem um estudo das noções fundamentais das linguagens artísticas e debates que envolvem a existência e autoafirmação de jovens na atualidade. A formação será guiada pela temática da Escola em 2023, “Poéticas do Tempo Presente”. As pessoas inscritas nos cursos irão realizar experimentos de criação partindo de suas próprias singularidades, territórios, narrativas e recursos, relacionando-os com a vida social.

Para todos os cursos serão adotadas as diretrizes do Plano Plurianual (PPA) 2020-2023 sobre políticas afirmativas e de acessibilidade para promoção da cidadania cultural e desenvolvimento da economia da cultura do Estado, sendo reservadas 50% das vagas para pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, travestis, transexuais, transgêneros e não binárias.

Nas últimas dez edições, 500 formadores passaram pelo Programa de Formação Básica da Porto, mediando a experiência artística dos estudantes.

Processo seletivo

Composto por duas fases, o processo seletivo ocorre do dia 31 de maio a 12 de junho. Na primeira etapa, até o dia 30 de maio, acontece a análise dos formulários de inscrição, em seguida, entre 31 de maio e 2 de junho, serão realizadas as entrevistas com os candidatos. O resultado final será divulgado no dia 5 de junho no site da Escola. O início das atividades está previsto para o próximo dia 12 de junho. As pessoas interessadas só podem se inscrever em apenas 1 (um) dos percursos.

Inscreva-se clicando aqui

Sobre os cursos

  • Formação Básica em Artes Visuais

Especialmente nesta edição, o programa de Artes Visuais oferece dois percursos – “Desenho, Colagem e Pintura” e “Fotografia DigitalBásica”. Os percursos têm o objetivo de estabelecer conexões entre teorias, exercícios de criação e as subjetividades das turmas de jovens, na vontade de fortalecer os diálogos com a cidade, a área das Artes Visuais e a produção contemporânea.

Percurso de Desenho, Colagem e Pintura

Este percurso será dividido em 4 módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet, Desenho, ministrado por Amanda Oliveira; Colagem, ministrado por Célio Celestino; e Pintura, ministrado por Raisa Christina.

Vagas: 30
Carga horária: 100h/a
Período: De 12 de junho a 06 de setembro de 2023
Horário: Módulo 1 – segundas a sexta | 09h às 12h
Demais módulos – segundas, quartas e sextas | 09h às 12h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Percurso de Fotografia Digital Básica

O percurso de Fotografia Digital Básica será dividido em quatro módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Hariel Revignet; Fotografia Digital Básica, ministrado por Erivelton Barbosa; Fotografia como Linguagem, com Gandhi Guimarães; e um último módulo com foco em Edição e Tratamento de Fotografia com Fernanda Siebra.

Vagas: 25
Carga horária: 100h/a
Período: De 12 de junho a 06 de setembro de 2023
Horário: Módulo 1 – Segunda a sexta, de 14h às 17h
Demais módulos – Segundas, quartas e sextas, de 14h às 17h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

 

  • Formação Básica em Audiovisual

Esta formação permite aos participantes vivenciar e construir experiências audiovisuais individuais e coletivas mobilizadas a partir de seus próprios contextos, recursos e equipamentos disponíveis. Por meio dessas experiências, orientadas por artistas de diversas linguagens, serão apresentadas as múltiplas possibilidades de criação audiovisual no mundo contemporâneo.

O percurso é dividido em 5 módulos: Navegações Estéticas (Módulo 01), Visualidades (Módulo 02), Sonoridades (Módulo 03), Montagens (Módulo 04) e Territórios Audiovisuais (Módulo 05)

Vagas: 75 (a partir do segundo módulo, a turma é dividida em 03 grupos de 25 pessoas)
Carga horária: 83 h/aula
Período: De 12 de junho a 16 de agosto de 2023
Horário: Módulo 01 – Segunda à sexta – 9h às 12h
Demais módulos – Segundas, quartas e sextas – 9h às 12h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

 

  • Formação Básica em Artes Cênicas

Propõe um trajeto formativo de iniciação ao fazer teatral apresentando múltiplas práticas envolvidas, trabalhando com referências do teatro brasileiro; elaboração de narrativas como peça fundamental para a identidade na cena; diálogo com elementos visuais e poéticos e a partilha com artistas, grupos e/ou coletivos em diferentes contextos e saberes. Propondo o exercício da criação, experimento e discussão da cena teatral em sentido amplo, fazendo elo com as vivências culturais de cada estudante.

Este percurso é dividido em 6 módulos: Navegações Estéticas, ministrado por Juão Nÿn; Corpo, voz e espaços cênicos, ministrado por Georgina Castro; Poéticas do Teatro Brasileiro, ministrado por Demétrius Vieira; Elaboração de Narrativas Para a Cena, ministrado por Matheus Tabosa; Figurino e Maquiagem Como Elementos Cênicos, ministrado por Lara Leoncio, e Estudo e Experimentos de Personagens a Partir da Dramaturgia, ministrado por Rafael Semino. Além disso, serão realizados módulos transversais de partilha com grupos ou coletivos da cidade.

Vagas: 30
Carga horária: 176 h/aula
Período: De 12 de junho a 18 de outubro de 2023
Horário: Módulo 1 – segunda a sexta | Horário: 14h às 17h
Demais módulos – segundas, quartas e sextas | Horário: 14h às 17h

CONHEÇA AS EMENTAS DE CADA MÓDULO E OS CURRÍCULOS DOS FORMADORES CLICANDO AQUI

Sobre a Escola 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há quase dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Inscrições para o Programa de Formação Básica da Escola Porto Iracema das Artes
Onde: formulário de inscrição disponível AQUI
Quando: de 05 a 25 de maio
Divulgação do resultado da primeira etapa: 30 de maio
Segunda etapa (entrevistas): 31 de maio a 02 de junho
Divulgação do resultado final: 05 de junho
Matrículas: 06 e 07 de junho
Início das atividades: 12 de junho
Gratuito e aberto ao público