Escola de Formação e Criação do Ceará

Carolina Soares

Curso “A arte contemporânea brasileira como questão – entre um tronco de árvore e um pedaço de madeira”

O Curso Básico de Artes Visuais da escola Porto Iracema das Artes recebe inscrições a partir desta segunda-feira, 1º de outubro, para o curso “A arte contemporânea brasileira como questão – entre um tronco de árvore e um pedaço de madeira”. A formação será ministrada pela curadora, crítica de arte e jornalista Carolina Soares no período de 23 de outubro a 27 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h30min às 17h30min.

Estão sendo ofertadas 35 vagas e as inscrições seguem abertas até o dia 14 de outubro AQUI. Entre os requisitos, é preciso ter Ensino Fundamental completo e ter idade acima de 16 anos. O curso é totalmente gratuito.

A formação tem como objetivo a análise de quatro exposições nacionais que aconteceram entre 1959 e 1978 e que debatem a transição entre a arte moderna e a contemporânea no Brasil. Serão discutidos temas como a internacionalização da arte nacional, o surgimento de um mercado e um circuito de arte, o fazer curatorial e a institucionalização da arte a partir de debates centrados nas mudanças no próprio estatuto do objeto de arte.

As mostras a serem estudadas no curso são: Exposição de Arte Neoconcreta, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1959; Exposição Nova Objetividade Brasileira, também no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, 1967; Exposição Do Corpo à Terra, que teve curadoria de Frederico Morais e ocorreu no Parque Municipal de Belo Horizonte, Minas Gerais, em 1970. Além disso, serão vistas algumas exposições da Área Experimental do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro de 1975 a 1978.

A formação tem 45 horas-aula. O processo seletivo será composto por duas etapas, sendo uma a análise das fichas de inscrição e a outra, entrevista com os selecionados. A divulgação do resultado final no site da Escola será no dia 11 de outubro.

Sobre Carolina Soares
Carolina Soares atua nas áreas de história da arte, crítica e curadoria, tendo como principal objeto de estudo a fotografia com ênfase na estreita relação que estabelece com a cultura, as artes plásticas, o cinema e a performance. É graduada (1999) em Comunicação Social com ênfase em Jornalismo pela Universidade Federal do Ceará. Especialização (2001) pela Falmouth College of Arts, Inglaterra, na linha de pesquisa Photography: Critical Practice. Mestre (2006) pelo programa História, Teoria e Crítica da Arte da ECA – USP, com a dissertação “Coleção Pirelli Masp de Fotografia – Fragmentos de uma memória”. Doutora (2011) pela mesma instituição onde desenvolveu a tese “Uma bricolagem virtual infinita: A representação do indígena no trabalho de Claudia Andujar (1960/ 70)”. (2016-2017) Pesquisa pós-doutoral na Universidade de Toronto, Canadá. Integra desde 2004, o Grupo de Estudos Arte & Fotografia da ECA USP, coordenado pelo Prof. Dr. Tadeu Chiarelli. Foi pesquisadora do Museu de Arte Moderna de São Paulo. Participou como pesquisadora do projeto da 28ª Bienal de São Paulo. Foi coordenadora de conteúdos da Base7 Projetos Culturais onde desenvolveu projetos de pesquisa em cultura, museus e artes visuais assim como projetos editoriais.

Serviço
O quê: Inscrições abertas para curso “A arte contemporânea brasileira como questão – entre um tronco de árvore e um pedaço de madeira”, com Carolina Soares
Quando: De 23 de outubro a 27 de novembro, sempre às terças e quintas-feiras, das 14h30min às 17h30min
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Período de inscrições: 1º a 14 de outubro AQUI
GRATUITO

Publicado em 27/09/2018