Escola de Formação e Criação do Ceará

Inauguração da Escola Porto Iracema das Artes

portoEscola Porto Iracema das Artes será inaugurada nesta quinta-feira (29), às 19h, e funcionará na antiga sede da Capitania dos Portos. A programação iniciará com o descerramento da placa, seguida de visita às dependências da Escola e show dos cinco grupos selecionados para o Laboratório de Música.

O prédio reúne, em dois pavimentos, oito salas de aula e três laboratórios. São cerca de 2060m² de área construída, sendo 1178m² no térreo e 882m² no piso superior. A estrutura contempla projeto de acessibilidade.

A nova Escola resgata o projeto inicial do Dragão do Mar, concebido para atuar na difusão e na criação de manifestações artísticas e culturais, mas também de funcionar como um espaço especializado para formação de profissionais para o campo das artes. O projeto do Porto Iracema das Artes tem como um dos objetivos centrais integrar jovens no campo do trabalho simbólico.

A partir da oferta de cursos básicos, técnicos, laboratórios, workshops e masterclasses, a Escola Porto Iracema das Artes funcionará como um porto de novos talentos, um ponto de encontro e de efervescência artística na cidade, a partir do intercâmbio e da geração de processos criativos em áreas diversas, como dramaturgia, audiovisual (cinema, televisão, animação, jogos digitais e transmídia), artes visuais e multimídias, dança, música, artes cênicas, artes e design e gestão cultural.

Estrutura formativa

O projeto pedagógico da Escola prevê quatro esferas formativas, que se articulam entre si, com vistas à construção de experiências de conhecimento norteadas pela invenção criativa e pelos atos estético e político de transformação.

Cursos Básicos: têm o objetivo de introduzir o aluno no mundo da produção cultural, para o desenvolvimento posterior de uma formação técnica e conceitual aprofundadas. A primeira oferta de 2013, serão oferecidos 41 cursos básicos, nas áreas do audiovisual, teatro, fotografia, edição, entre outros. Os Cursos Básicos começam no dia 03 de setembro, na nova sede.

Cursos Técnicos: visa proporcionar ao aluno uma qualificação capaz de garantir o ingresso mais rápido no mercado de trabalho. Em 2103, serão dois cursos técnicos: Dança e Games, envolvendo 70 alunos.

Laboratórios de Criação: são espaços de experimentação, investigação e desenvolvimento de projetos culturais, nas diversas linguagens, reunindo novos talentos e profissionais que já se encontram no mercado e que demandam atualizações técnica e conceitual. Com um processo seletivo bastante concorrido, os Laboratórios já iniciaram suas atividades formativas, nas áreas da Música, Pesquisa Teatral, Audiovisual para TV e Artes Visuais, com 60 participantes e 20 projetos em processo de aperfeiçoamento. Os laboratórios funcionarão em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de projetos previamente selecionados. Os alunos receberão orientação de grupos de consultores, que conduzirão a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, ateliês livres, palestras e workshops.

Portos do Conhecimento: lugar da troca de experiências estéticas entre os diversos processos criativos, eles serão realizados mensalmente, atendendo à demanda das diversas esferas formativas.

Cais do Porto: São espaços para receber projetos convidados, que dialogam com a proposta formativa do Porto Iracema das Artes. O primeiro projeto convidado é o Irradiar – projeto de formação de roteirista, concebido e realizado pelo cineasta Orlando Senna.

SERVIÇO

Inauguração da Escola Porto Iracema das Artes

29 de agosto de 2013, às 19h

Local: antiga sede da Capitania dos Portos (Rua Dragão do Mar, 160 – Centro)

Acesso Gratuito