Escola de Formação e Criação do Ceará

foto-pamela-soares-13-4

Alunes do Preamar de Artes Cênicas 2018 se reúnem em nova edição do Afluentes

foto pamela soares 7 5
“Mar Lúcia” – Preamar de Artes Cênicas 2018. Foto: Pâmela Soares

O evento será dividido em dois encontros, nos dias 23 e 25 de novembro. Nas lives, os alunos abordarão as peças “A Mamãe Aqui” e “Mar Lúcia”, desenvolvidas naquele ano

As diferentes trajetórias de mulheres que vivenciam a maternidade, seus sonhos e rompimentos são os eixos centrais dos espetáculos “A Mamãe Aqui” e “Mar Lúcia”, criados a partir da primeira turma do Ateliê de Escrita Dramática do Porto Iracema das Artes e encenados pelos alunes da Escola no Preamar de Artes Cênicas 2018. As obras entrarão em cena na próxima edição do Afluentes, que reunirá os artistas para discutir suas abordagens, processos e desdobramentos. O evento será dividido em dois encontros, nos dias 23 e 25 de novembro, sempre às 15h, com transmissão pelo Youtube e Facebook da Escola.

As peças ficarão disponibilizadas neste site até as 15h de domingo (22). Assista! 

A Mamãe Aqui

a mamae

 

 

Mar Lúcia 

mar lucia

 

Partindo do tema “Poéticas do Feminino”, eixo norteador dos trabalhos do Porto Iracema naquele ano, as peças trazem mulheres e suas questões como personagens centrais. Com texto de Rafael Barros, direção de Gilvamberto Félix e preparação de elenco de Maria Vitória, “A Mamãe Aqui”, conta a história da feirante Tiaga, que sonha ser prefeita de Capistrina para poder usar o carro oficial. Já a encenação “Mar Lúcia”, que partiu do texto de Rosana Braga Reis e teve direção de Lídia dos Anjos, contou com orientação de Tomaz de Aquino e apresenta uma família humilde composta por uma mãe que cria sozinha seus três filhos lavando roupa.

foto pamela soares 13 4
“A Mamãe Aqui”, Preamar de Artes Cênicas 2018. Foto: Pâmela Soares

O primeiro encontro acontece no dia 23 de novembro, a partir das 15h, e trará os alunes do percurso responsáveis pelo espetáculo “A Mamãe Aqui”. O segundo programa acontecerá na mesma semana, no dia 25, também às 15h, com os integrantes do espetáculo “Mar Lúcia”. As produções são resultado de um processo formativo que trabalhou a integração das linguagens do mundo do teatro e, desde essa edição, os espetáculos desenvolvidos durante Preamar Artes Cênicas partiram da produção textual dos alunos do Percurso Ateliê de Escrita Dramática.

Promovido pelo Porto Iracema, o Afluentes é um momento de reencontro entre artistas-pesquisadores e tutores dos Laboratórios, professores e alunos dos Cursos Básicos, Cursos Técnicos e do Programa de Fotopoéticas.

“A Mamãe Aqui”

SINOPSE

A feirante Tiaga sonha ser prefeita de Capistrina para poder usar o carro oficial. Sem entender nada de política e disposta a assumir a cadeira a qualquer custo ela vai realizar sua campanha partindo do seu jeito. Entre roupas e discursos, e junto com sua filha Glaúdia, Tiaga vai em busca de seu sonho.

Ficha Técnica

DRAMATURGIA
Raphael Barros

DIREÇÃO
Gilvamberto Felix

PREPARAÇÃO DE ELENCO
Maria Vitória

ASSISTENTE DIREÇÃO
Gabe Antunes

ELENCO
Camile Tavares
Danielle Flores
Jamylly Maciel
Nathália Fiuza

ILUMINAÇÃO
Yanka Leandra
Georgea Nara

FIGURINO
Marnylton Cabral
Diana Berreto
Lyna Lurex

CENOGRAFIA
Beatriz Pinheiro
Carol Barros
Elane Ramos
Georgea Nara

CENOTÉCNICOS
Aldemar Barbosa
Arina Castro
Estefani Lima
Felipe Alves
Luiz Monteiro
Nayana Karlla
Talita Késsia

“Mar Lúcia”

SINOPSE

Uma pequena casa no sertão do Ceará. Uma família humilde, composta por uma mãe que cria sozinha seus três filhos em idades escolares. As funções domésticas são divididas, naturalmente, entre as mulheres. Até surgir em Lúcia o desejo de fugir para a cidade grande, enorme em possibilidades e com vista para o mar. O rompimento entre a menina e a mãe, cujo legado das tarefas e da vida passaria para a filha, questiona o ciclo de vida das mulheres dessa família e de tantas outras.

Ficha técnica

TEXTO ORIGINAL
Rosana Braga Reis

DIREÇÃO
Lidia dos Anjos

ORIENTAÇÃO
Tomaz de Aquino

ELENCO
Beth Mitchel
Lidia Anjos
Lucas Sousa
Stéphany Praciano

ILUMINAÇÃO
Mayra Marcelino
Maruska Ribeiro
Tieta Macau

FIGURINO
Luanda dos Reis
Francisca de Sousa
Irê Rocha
Lídia dos Anjos

CENOGRAFIA
Lídia dos Anjos

CENOTÉCNICOS
Aldemar Barbosa
Arina Castro
Estefani Lima
Felipe Alves
Luiz Monteiro
Nayana Karlla
Talita Késsia

VÍDEO-PROJEÇÃO
Mateus Falcão

Sobre o Preamar

O programa Preamar tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de ex-alunos da escola para se engajarem em projetos de criação artística sob tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a Preamar referida no título do programa.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: “Alunes do Preamar de Artes Cênicas 2018 se reúnem em nova edição do Afluentes”
Quando: 23 e 25 de novembro (segunda e quarta-feira), sempre às 15h
Onde: Canal do Youtube e Facebook da Escola Porto Iracema das Artes

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Rafaela Leite (estagiária) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 16/11/2020