Escola de Formação e Criação do Ceará

_MG_2752

Entre Telas Artes Visuais recebe Rodrigo Colares em conversa sobre arte a partir do Centro de Messejana e localidades da BR-116

ano7 entre telas artes visuais rodrigo colares capa site

Trabalhando com múltiplos formatos e linguagens, o convidado é o segundo a participar da live de Artes Visuais na programação Sete Mares do Porto

A cidade é pulsante, repleta de vivências, histórias, sensações, lugares, imagens que possibilitam investigação. Com a temática “sTuD10_L0_f1_mÈsSÊ_y_aDjacÊnc14as”, o centro de Messejana e proximidades da BR-116 integram o próximo Entre Telas Artes Visuais, iniciativa do Porto Iracema das Artes, que recebe o artista e jornalista Rodrigo Colares. A live acontece na próxima segunda-feira (10), no perfil do Instagram da Escola, a partir das 10h15min.

Texto, imagem e música compõem o _sTud10_L0_f1_mÈsSÊ_, pesquisa nas artes visuais de Rodrigo sobre a região do bairro Messejana atravessado pela rodoviária, e definido como um local de pesquisa e derivas transpassado a pé e com uma bicicleta cross aro 20. As imagens e materiais urbanos, como os aros de carro e panfletos, são a matéria-prima para as criações, utilizando-se também de colagens e samplers da rede social WhatsApp. A mediação do bate-papo fica com Aline Albuquerque, coordenadora do Lab Artes Visuais do Porto.

A live também abordará o momento de pandemia e isolamento social e da casa como um local de criação, estando prevista uma apresentação musical de Rodrigo Colares. Esta edição do Entre Telas Artes Visuais integra a programação mensal do Sete Mares do Porto, evento em comemoração ao aniversário de 7 anos da Escola Porto Iracema, completado do dia 29 deste mês.

Você pode conferir um pouco do trabalho de Rodrigo Colares através do Instagram, no perfil @rudriquix.

O Entre Telas é mais uma ação online do Porto Iracema das Artes para o período de isolamento social, discutindo através de diferentes linguagens a criação a partir de diversos contextos. Em sua última edição, recebeu o artista Lívio do Sertão numa conversa sobre lugar de fala, corpo, censura e política cultural.

Sobre Rodrigo Colares

mg 2752

Rodrigo Colares é música, jornalista y @rudriquix, artista_genérico. integra os projetos musicais dronedeus, fóssil e missjane com synths, batidas/beats e samplers. no momento, está em processo final do seu primeiro livro intitulado: “AhaMuZikê: Inflexões e Reflexões sobre Música Independente de Fortaleza”. nas artes visuais, desenvolve a pesquisa “sTud10_L0_f1_mÈsSÊ”, na qual aborda em texto, música e imagem a Messejana atravessada pela rodovia federal BR-116.

Sobre Aline Albuquerque

Aline Albuquerque é artista, formada em Artes Plásticas pela Universidade de Campinas (UNICAMP), mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pesquisadora do LAMUR – Laboratório de Artes e Micropolíticas da UFC, e atua como assistente de coordenação do Laboratório de Artes Visuais.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Entre Telas Artes Visuais recebe Rodrigo Colares em conversa sobre arte a partir do Centro de Messejana e localidades da BR-116
Quando: segunda-feira (10), a partir das 10h15
Onde acessar: Perfil do Instagram do Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda

Publicado em 05/08/2020