Escola de Formação e Criação do Ceará

maisquerosa_1614815951220570 (1)

Entre Telas Artes Visuais recebe a artista visual Beatriz Gurgel na próxima quarta-feira, 17

Sobre todas as coisas que me tiram os pes do chao 1
“Sobre todas as coisas que me tiram os pés do chão”, colagem de Beatriz Gurgel.

A partir do tema “Sobre todas as coisas que me fazem tirar os pés do chão” , a conversa vai discutir o trabalho e a trajetória da artista que passou por diversas esferas formativas da Escola

A próxima edição do Entre Telas Artes Visuais já tem data marcada. Na próxima quarta-feira, 17 de março, a programação no Instagram do Porto Iracema vai discutir os processos de criação artística livres com a convidada Beatriz Gurgel. A artista visual conversa com Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Escola, a partir do tema “Sobre todas as coisas que me fazem tirar os pés do chão”.

O título poético antecipa a reflexão da artista sobre suas “tentativas de alçar pequenos voos, perder o medo da queda e dançar”. O encontro online também vai tratar de ideias como a suspensão, o desejo, a ficção e a paixão na arte, mote que Beatriz vem trabalhando na colagem “Toda tentativa de controle é uma ilusão”. “Tô sempre falando das coisas que me fazem tirar um pouquinho os pés do chão, perder um pouquinho o controle. Acho que isso pode ajudar a guiar um pouco os caminhos”, acredita ela.

Na live, também serão abordados outras experiências e criações da artista, que integrou os Cursos Básicos de Artes Visuais, em 2018, e esteve na última Temporada Formativa do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, em 2019.

Sobre Beatriz Gurgel

maisquerosa 1614815951220570 1
Crédito: Agatha Creston

Beatriz Gurgel é artista visual e administradora, atualmente trabalha no administrativo do Instituto Cultural Iracema. É capricorniana, gosta de linhas, repetições e planilhas. Pesquisa a si própria, as narrativas de si e recentemente tem escrito muito. Faz parte do podcast “Vamos falar sobre arte contemporânea?” com a artista Mel Andrade, foi proponente nos projetos “As coisas não querem mais ser vistas por pessoas razoáveis” contemplado pelo VII Edital das Artes Secultfor e o “Galeria aberta: estratégias de sobrevivência” contemplado pelo VIII Edital das Artes Secultfor. Participou de exposições coletivas como “68° Salão de abril” 2018, “Pensamentos do coração” 2019, “Mulher vírgula” 2018 e outras.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: “Entre Telas Artes Visuais recebe a artista visual Beatriz Gurgel na próxima quarta-feira, 17″
Quando: 17 de março, quarta-feira, às 15h
Onde acessar: Instagram do Porto Iracema das Artes

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista | Publicado em 09/03/2021.