Escola de Formação e Criação do Ceará

cena-cineclube_sessao-especial_capa-site

Em primeira sessão especial do ano, Cena Cineclube exibe filmes de André Novais

cena cineclube sessao especial capa site

Sessão especial “O cinema de André Novais” acontece no dia 28 de maio

A primeira sessão especial do Cena Cineclube este ano vai exibir curtas-metragens do diretor e roteirista mineiro André Novais, premiado recentemente por seu último longa “Temporada” no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. O diretor integra a comissão de seleção do Laboratório de Cinema do Porto Iracema das Artes 2019. A exibição, inteiramente gratuita e aberta ao público, acontecerá na última terça-feira de maio, 28, e se inicia às 19h, no Pátio da Escola Porto Iracema das Artes.

Os curtas de André já circularam nos principais festivais de cinema do mundo e dialogam tanto com o cinema negro quanto com uma espécie de cinema de família, no qual os próprios parentes e ele mesmo encenam narrativas ficcionais relacionadas às experiências de seu cotidiano. Após a sessão, haverá debate com o diretor. Na sessão, serão exibidos os curtas “Quintal”, “Pouco mais de um mês”, Domingo” e “Fantasmas”.

Sobre o diretor

lab cinema andre novais juri 2019

André Novais Oliveira é formado em História pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais e em Cinema pela Escola Livre de Cinema – BH. Escreveu e dirigiu os curtas “Fantasmas”, “Domingo”, “Pouco mais de um mês” e “Quintal”; e os longas “Ela volta na quinta” e “Temporada”. Juntos seus filmes foram selecionados e premiados em vários festivais como a Quinzena dos Realizadores em Cannes, Festival de Locarno, Rotterdam, Fid Marseille, IndieLisboa, Mostra de Tiradentes e Festival de Brasília. Temporada, seu último longa-metragem, ganhou os prêmios de Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Ator Coadjuvante, Melhor Direção de Arte e Fotografia no 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Como roteirista, além de escrever os filmes que dirige, participou dos Núcleos Criativos do FSA Família, da Filmes de Plástico. Atualmente trabalha na adaptação do livro “O Sol na cabeça”, do escritor carioca Geovani Martins. Ainda como roteirista, recebeu o prêmio de Melhor roteiro de Longa-metragem no 22º Festival de Vitória com o filme “Ela volta na quinta” e os prêmios de Melhor Roteiro de Curta-metragem no 48º Festival de Brasília, 25º Cine Ceará e 8º Curta Taquary com o filme “Quintal”. Já trabalhou como parecerista em editais, consultor de roteiros e atualmente é tutor dentro do Projeto Paradiso do Instituto Olga Rabinovich. Desde 2009, André é sócio da produtora mineira Filmes de Plástico junto com Gabriel Martins, Maurílio Martins e Thiago Macêdo Correia.

Sobre os Filmes

Quintal (Dir. André Novais, 20min, 2015).

Sinopse: Mais um dia na vida de um casal de idosos da periferia.

Pouco mais de um mês (Dir. André Novais, 22min, 2013).

Sinopse: André e Élida namoram há pouco tempo. Na vida real e na ficção.

Domingo (Dir. André Novais, 11min, 2011).

Sinopse: Memórias de um domingo.

Fantasmas (Dir. André Novais, 11min, 2010).

Sinopse: O fantasma da ex.

Cena Cineclube

É um espaço de exibição pública e gratuita de filmes promovido às terças-feiras pelo Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas do mundo.

Serviço

O quê: Sessão especial “O cinema de André Novais”

Quando: 28 de maio, às 19h

Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160, Praia de Iracema)

GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro

Publicado em 10/05/2019