Escola de Formação e Criação do Ceará

ano7_teatro_conversas-faultfinding_capa-site

Em parceria com UFC, Porto Iracema promove conversas com artistas da cena sobre seus processos formativos

ano7 teatro conversas faultfinding capa site

Os bate-papos terão participação de atores e atrizes em formação e serão divulgados no Youtube da Escola todas as segundas-feiras, a partir do dia 10 de agosto

Uma série de conversas com atores e atrizes sobre seus processos formativos será lançada pelo Porto Iracema a partir do dia 10 de agosto. Mediadas pelo professor adjunto do Curso de Teatro da Universidade Federal do Ceará, Tiago Fortes, os artistas refletirão sobre suas vivências e dificuldades na trajetória a partir de suas próprias condições, a fim de construir seus próprios parâmetros, valores e metodologias. Os bate-papos serão disponibilizados no canal do YouTube da Escola, sempre às segundas-feiras,  também nos dias 17, 24 e 31 deste mês, a partir das 10h.

O primeiro ciclo de debates contará com quatro participantes, um por semana. A atriz Mariane Romão será a convidada da primeira edição, que tem como tema “Faultfinding: o descobridor de falhas”, seguida por Bruna Pessoa, Lídia Ferreira e Bernardo Mendes. Os encontros partem sempre de um ponto do livro “A condição do ator em formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”, tese de doutorado de Tiago, recém publicada pela editora Paco Editorial. A obra é destinada a estudantes, professores, profissionais e interessados pelos processos de ensino-aprendizagem em Artes Cênicas.

O projeto é um desdobramento do “Poéticas de Coexistência – Artes Cênicas”, que ocorreu em junho deste ano e segue, com outras linguagens artísticas, reunindo artistas e pesquisadores de diversas partes do País para discutir formação em artes e virtualidades. A ação, que integra a programação especial de agosto para celebrar os 7 anos da Escola, é uma parceria do Laboratório de Teatro do Porto Iracema junto ao Curso de Licenciatura em Teatro da UFC.

Sobre Tiago Fortes

tiago fortes

É professor adjunto do Curso de Teatro-licenciatura da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Artes da Cena pela UNICAMP e Mestre em Teatro pela UNIRIO. Autor do livro “A Condição do Ator em Formação: por uma fenomenologia da aprendizagem e uma politização do debate”. Em sua trajetória acadêmica já participou da publicação de livros, revistas e congressos nacionais e internacionais como Congreso Internacional y Congreso Nacional de Teatro (IUNA-ARG) e Congresso Brasileiro de Pesquisa e Pós-Graduação em Artes Cênicas (ABRACE). Seus trabalhos cênicos já participaram de festivais como Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, Festival Atos – Campina Grande (PB), Mostra Sesc Cariri, Festival de Teatro de Fortaleza e Bienal Internacional de Dança do Ceará. Destacam-se os trabalhos “Como Representar os Negros?, “As Suplicantes” e “De Santiago do Chile, 1973” como diretor e “O Coração Denunciador” e “Cartas do Asilo” como ator.

Sobre Mariane Romão

mariane romão

Estudante, atriz, cantora, dramaturga e diretora. Formou-se como Técnica em Artes Dramáticas no SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial em 2014, participou do Curso livre de Teatro pelo CBPT – Curso de Princípios Básicos de Teatro, promovido pelo Theatro José de Alencar em 2018 e segue desde 2019 como discente do Curso de Licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará – UFC. Membro fundadora da Companhia Vórtice de Teatro (2018) e da Companhia Teatral Os Arteiros (2015). Teve como principais trabalhos os espetáculos “TEMPO ZERO” da Cia Vórtice de Teatro e “Nossa Senhora Aparecida” da Cia Os Hypócritas. Atualmente dedica-se aos estudos de teatro e música

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O que: “Em parceria com UFC, Porto Iracema promove conversas com artistas da Cena sobre seus processos formativos”
Quando: 10, 17, 24 e 31 de agosto, a partir das 10h
Onde acessar: Canal do YouTube do Porto Iracema das Artes

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite
Publicado em: 31/07/2020