Escola de Formação e Criação do Ceará

WhatsApp Image 2024-04-16 at 15.16.59

Em parceria com o Cinema do Dragão, Escola Porto Iracema das Artes promove Mostra Preamar Audiovisual

WhatsApp Image 2024 04 16 at 15.16.59 e1713291578773

Gratuito e indicado para maiores de 12 anos, evento ocorre na terça-feira (23/04), no Cinema do Dragão, às 19h

Exibindo curtas-metragens realizados por estudantes da 7ª turma do PREAMAR Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, a Mostra ocorre na terça-feira dia 23 de abril, no Cinema do Dragão, às 19h. Os filmes foram desenvolvidos pela turma de 2022, sendo eles: “Crayon”, de Juno e Becca Lutz; “Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas”, de Ariza Torquato, Briar e Kaye Djamiliá; “Topera”, de Rodrigo Gadelha; e “UrêaSeca”, de Dizio Brito. Em sete anos desde sua criação em 2015, o Preamar Audiovisual já produziu 22 filmes que circularam e foram premiados em festivais de relevância nacional.

Segundo Felipe Camilo, coordenador do programa de formação básica em audiovisual, “o acontecimento da mostra de filmes feitos em experiências de formação é uma celebração dupla em que torna-se público o que foi feito coletivamente em lugares também públicos. Corpos e Territórios da cidade se apresentam através dos olhares e fabulações das e dos realizadores. Se cinema se faz em partilha, é através de mostras e exibições que os filmes animam discussões e ganham novos sentidos.”

Edilberto Mendes, Coordenador de Formação da Escola, destaca a importância da exibição pública dentro do ciclo do Preamar, pois os estudantes têm a oportunidade de apreender a relação da plateia com seus projetos artísticos. 

O lançamento das produções é gratuito e indicado para maiores de 12 anos. Após a exibição dos filmes, acontece um debate com os diretores dos projetos. 

Confira as sinopses dos filmes:

“Crayon”

Dir. Juno e Becca Lutz

Drama, Híbrido Animação/Live-action, 2024, 13 minutos.

Mel é uma artista trans que usa seus desenhos como refúgio. Quando seu autorretrato, Crayon, ganha vida, a protagonista passa a ser perseguida por ele.

“Quando Meus Lábios Sagrados Disseram Palavras Secretas”

Dir. Ariza Torquato, Briar e Kaye Djamiliá 

Suspense, 2024, 19 minutos.

Após a morte da mãe, Maya entra em um processo depressivo. Na tentativa de se curar, resolve passar um tempo na casa da avó, Antônia. Ao chegar lá, é cercada pelos hábitos e símbolos da religião da avó. Algo estranho permeia a família. Maya começa a sofrer alucinações, uma onda de horror cresce em sua vida e Antônia tenta a convencer a realizar seu batismo. Maya, sem ver outra alternativa, aceita. Mas Antônia ainda parece guardar um segredo.

“Topera”

Dir. Rodrigo Gadelha

 Documentário, 2024, 17 minutos.

Um dia comum na necrópole. O coveiro Adriano Topera, do Cemitério São João Batista, leva a vida entre árvores e lápides, cuidando da terra e da saudade dos outros. Tem calma, sabe que, se o dia chegar, tem seu lugar a lhe esperar.

“UrêaSeca”

Dir. Dizio Brito

Comédia, 2024, 16 minutos.

Para provar seu amor por Alice, Rose, na companhia de seu fiel escudeiro Luiz, resolve arranjar dinheiro por meios escusos. O que antes tinha o intuito nobre se torna uma vingança atrapalhada contra sua chefe Valentina.

SOBRE OS CURSOS BÁSICOS

O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 16 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas. As inscrições são realizadas pelo site da Escola e o processo seletivo pode incluir duas etapas. A primeira consiste na análise da inscrição do candidato tendo como base os pré-requisitos específicos do curso (explicitados na ficha de inscrição) e os critérios de prioridade do edital. A segunda fase conta com uma entrevista.

SOBRE O PREAMAR

O Programa “PREAMAR” da Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica. A proposta é compor equipes de egressos dos percursos de audiovisual, artes visuais e artes cênicas para se engajarem em projetos de criação de vídeos de curta-metragem, montagens de peças, ensaios e outras práticas, sob a tutoria de profissionais das respectivas áreas. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Em parceria com o Cinema do Dragão, a Escola Porto Iracema das Artes promove Mostra Preamar Audiovisual da 7ª Turma dos Percursos Básicos

Onde: Cinema do Dragão

Quando: 23 de abril, terça-feira

Horário: 19h

Gratuito e indicado para maiores de 12 anos