Escola de Formação e Criação do Ceará

Pacarrete_still_by_Luiz Alves (126 of 272)

Em parceria com Cinema do Dragão, Porto Iracema recebe ateliê de crítica cinematográfica

pacarrete still by luiz alves 126 of 272
Foto: Luiz Alves

Formação acontece durante a 6ª edição da Mostra Retroexpectativa

Trabalhar noções teóricas e práticas da crítica de cinema é o objetivo do Ateliê de Crítica Cinematográfica, ação promovida pelo Cinema do Dragão em parceria com o Porto Iracema das Artes, durante a Mostra Retroexpectativa 2020, que exibirá 69 filmes de várias nacionalidades durante este mês. Com 15h/aula, o ateliê acontecerá de 20 a 24 de janeiro, sempre das 10h às 13h, na Sala A5 da Escola. Serão ofertadas 15 vagas, com inscrições gratuitas disponibilizadas AQUI a partir do dia 10 de janeiro até o dia 16. O resultado será divulgado no dia 17.

A ideia é construir um local de experimentação onde os participantes possam escrever textos sobre os filmes da mostra, que acontece de 16 a 29 de janeiro. As críticas produzidas pelos alunos serão publicadas no Blog do Dragão após passar por coedição do facilitador da atividade, Pedro Azevedo.

Entre os temas abordados, pretende-se estudar os meios enunciadores da crítica cinematográfica e de que forma o espaço de veiculação altera a estrutura do texto crítico. Também serão trabalhados métodos e técnicas de análise fílmica, estudo de textos e trechos de filmes, e a compreensão da crítica de cinema enquanto instrumento de reflexão, abrindo diálogos entre os elementos internos e externos de um filme.

Além das aulas, os participantes da oficina serão agraciados com cinco sessões no Cinema do Dragão durante o período da mostra.

Sobre o facilitador

pedro azevedo

Mestrando em Estudos de Arte pela Universidade do Porto, com especialização em curadoria, museologia e crítica de arte, Pedro Azevedo é bacharel em Cinema e Audiovisual pela Universidade de Fortaleza e atua como curador do Cinema do Dragão desde 2013, onde já programou diversas mostras e festivais. Enquanto crítico, já colaborou com o Jornal O Povo nas coberturas dos festivais de Berlim e Cannes, além de ser membro da diretoria da Associação brasileira de críticos de cinema

(Abraccine), por onde já integrou júris em festivais nacionais, foi autor no livro Documentário brasileiro: 100 filmes essenciais e atualmente coordena o projeto de difusão Sessão Abraccine. Também ministrou oficinas de crítica e curadoria para os cursos de cinema da Unifor, da Porto Iracema das Artes e foi roteirista/apresentador do TVCine Dragão, programa de debates exibido pela TV Ceará entre 2015 e 2017. Recentemente atuou como curador convidado do SESC 24 de Maio na mostra “À Nordeste – Cinema de Reinvenção”, parte da programação integrada da exposição “À Nordeste”, em São Paulo.

Mostra Retroexpectativa ‘20

Dentro da programação de Férias no Dragão – Mirante das Artes, o Cinema do Dragão promove a 6ª edição da mostra Retroexpectativa. O evento exibirá um total de 69 filmes de 17 países, sendo 31 longas brasileiros. Além das exibições, a mostra também conta com debates com alguns nomes do cinema brasileiro, como Kleber Mendonça Filho, Juliano Dornelles, Allan Deberton e Sandra Kogut. A programação completa pode ser acessada aqui.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Ateliê de Crítica Cinematográfica – Mostra Retroexpectativa 20’
Quando: De 20 a 24 de janeiro, das 10h às 13h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
15 vagas

Inscrições de 10 a 16 de janeiro AQUI 

GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 09/01/2020