Escola de Formação e Criação do Ceará

ano7_entre-telas_artes-visuais_flavia-muluc_capa-site

Em novo Entre Telas Artes Visuais, Flávia Muluc apresenta pesquisa sobre a obra de Hélio Rôla

ano7 entre telas artes visuais flavia muluc capa site

Bate-papo com pesquisadora dá sequência ao encontro anterior com Hélio Rôla

Buscar referências em artistas e estabelecer métodos de análise de imagens artísticas são os assuntos norteadores da próxima live Entre Telas Artes Visuais do Porto Iracema, promovida na programação de aniversário da Escola. Com a temática “A arte de pesquisar um artista”, o encontro recebe a pesquisadora e produtora cultural Flávia Muluc, que irá apresentar a sua dissertação de mestrado acerca da obra do artista Hélio Rôla. A live acontece no Instagram oficial do Porto Iracema, na próxima terça-feira (25), a partir das 15h.

O bate-papo dá continuidade ao encontro anterior da programação, que recebeu Hélio e teve como tema “Cidade, aranha, silêncio”. A dissertação “Etnobiografia visual do artista Hélio Rôla: contribuições metodológicas à análise sociológica de imagens artísticas”, orientada pela Prof. Kadma Marques e defendida no ano passado no Mestrado em Sociologia da Universidade Estadual do Ceará, está disponível para acesso AQUI. Carolina Vieira, coordenadora do Curso Básico de Artes Visuais do Porto Iracema, estará na mediação da live.

O Entre Telas é uma ação online do Porto Iracema das Artes para o período de isolamento social em decorrência da pandemia de Covid-19, gerando debates com artistas e pesquisadores de diferentes linguagens que falam a partir de variados contextos. Integrando a programação do Sete Mares do Porto, o aniversário de 7 anos da Escola, soma-se a outras lives sobre música, teatro, dança, cinema, artes visuais, fotografia, além de apresentações e exposições online nas redes sociais Instagram, YouTube e Facebook.

Sobre Flávia Muluc

flávia muluc e1597863253696

Flávia Muluc é pesquisadora no campo da Sociologia da arte, experimenta e desenvolve metodologias para análise de imagens artísticas. Na sua pesquisa de mestrado realizou a Etnobiografia Visual do artista Hélio Rôla, utilizando as obras de arte como método e objeto de pesquisa. Produtora Cultural com 20 anos de experiência em projetos relacionados à arte, cultura e meio ambiente. Possui formação acadêmica em Turismo com especialização em Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento (UFPR) e Gestão Cultural (UFBA), Mestre e Doutoranda em Sociologia (UECE).

Sobre Carolina Vieira

Carolina Vieira é pesquisadora no campo da arte. Mestre em Teoria e Crítica de Arte pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em Arte Contemporânea pela Pontifícia Universidade Católica de Minas (PUC-Minas) e em Arte e Educação pela Faculdade 7 de Setembro. Desde 2013 está na Coordenação dos Cursos Básicos de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes e desde 2014 atua na mediação de um grupo de estudo da Galeria Multiarte sobre História das Exposições de Arte do Ceará. Atuou em espaços de arte como: Inhotim (MG), Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), SP-Arte (SP), Unifor (CE).

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O que: Em novo Entre Telas Artes Visuais, Flávia Muluc apresenta pesquisa sobre a obra de Hélio Rôla
Quando: terça-feira (25), às 15h
Onde acessar: Perfil do Instagram do Porto Iracema

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Pedro Victor Lacerda
Publicado em 19/08/2020