Escola de Formação e Criação do Ceará

putarias-poeticas_capa-site

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à LGBTfobia, Porto Iracema das Artes recebe Seminário Putarias Poéticas

putarias poeticas capa site

Debate será no dia 22 de maio, às 19h, na Sala de Teatro da Escola

Desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) retirou a homossexualidade da Classificação Internacional de Doenças (CID), no dia 17 de maio de 1990, a data é um marco na luta contra a LGBTfobia em todo o mundo. Mas as ações para barrar o preconceito e as mortes de pessoas LGBT são permanentes. Nesse sentido, o Porto Iracema das Artes recebe o Seminário Putarias Poéticas, promovido pelo Outro Grupo de Teatro, nesta quarta-feira, dia 22. O evento inicia às 19h, na Sala de Teatro Sidney Souto.

Para o debate, foram convidados o doutor em Teoria Literária, Cláudio Rodrigues, a ativista transfeminista e escritora, Helena Vieira, e Noá Bonoba, diretora teatral e membro do Teatro Esgotado. Eles discutirão arte e transgressão a partir dos estudos do erotismo.

O evento marca uma sequência de atividades do Outro Grupo de Teatro em alusão ao 17 de maio e dialoga com a nova peça teatral do grupo, chamada “Go Go Bruce!”, com estreia prevista para o segundo semestre de 2019. “Go Go Bruce!”, que já teve experimentações públicas em abril, surge a partir de questões em torno do homoerotismo como ferramenta poética.

Sobre os convidados

Cláudio Rodrigues

fotoclaudio
Mestre e Doutor em Teoria Literária. Professor adjunto de Literatura brasileira da Universidade Federal do Ceará e coordenador do grupo de estudos “Literatura e transgressão: o erotismo e suas relações com o sagrado”.

Helena Vieira

fotohelena
Ativista transfeminista, escritora, dramaturga. Pesquisadora de Teoria Queer e de história do movimento LGBT. Uma das autoras do livro “História do Movimento LGBT no Brasil”.

Noá Bonoba

fotonoa
Diretora teatral e membro do Teatro Esgotado, mestre em artes pela Universidade Federal do Ceará. Colaboradora com a pesquisa do Outro Grupo de Teatro sobre pornografia homoerótica.

SERVIÇO
O que: Seminário Putarias Poéticas debate arte e transgressão com Cláudio Rodrigues, Helena Vieira e Noá Bonoba
Quando: 22 de maio, 19h
Onde: Sala de Teatro Sidney Souto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação | Porto Iracema das Artes
Publicado em 20/05/2019