Escola de Formação e Criação do Ceará

6-anos_cinema_beats-de-roteiro-e-escaleta_daniel-tavares_capa-site

Elementos do roteiro cinematográfico, beats e escaleta serão tema de oficina promovida pelo Porto Iracema das Artes

6 anos cinema beats de roteiro e escaleta daniel tavares capa site
Formação acontecerá em cinco dias, com aulas teóricas e práticas, com 50 vagas preenchidas por ordem de chegada. Formação compõe programação do aniversário de 6 anos da Escola

O Centro de Narrativas Audiovisuais do Porto Iracema das Artes promove a oficina “Beats do roteiro e escaleta”, com o roteirista Daniel Tavares, de 19 a 23 de agosto, das 09h às 13h, no Auditório da Escola. Os participantes aprenderão na teoria e na prática as etapas do argumento e da escaleta no desenvolvimento de um roteiro cinematográfico, bem como suas particularidades e suas interações possíveis. Serão disponibilizadas 50 vagas para a atividade, que é gratuita e aberta a todos os interessados, a serem preenchidas mediante ordem de chegada a partir das 8h do primeiro dia de aula.

Na formação, serão apresentados os diferentes métodos de circulação e vinculação entre o argumento e a escaleta, como a estruturação da narrativa em atos e sequências dramáticas do argumento, e o beatsheet prévio ao trabalho de beats, cenas e sequências da escaleta, etapas fundamentais antes da abordagem da escritura de uma primeira versão de roteiro. A estrutura dramática será abordada mediante análise fílmica e proposição de exercícios específicos sobre os projetos em desenvolvimento dos participantes.

Sobre Daniel Tavares
Daniel Tavares é roteirista graduado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ (2001-2005) e pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños/EICTV, Cuba (2006-2009). Mestre em Estudos Latino-americanos pela Universidade Federal da Integração Latino-americana/UNILA (2016-2018).

Coordenou a cátedra do curso regular de Roteiro da EICTV entre 2011 e 2013. Participou em laboratórios de desenvolvimento como consultor (Nuevas Miradas, 34º Festival de Cinema de Havana, 2012) e como coordenador (I Festival Latino-americano de Cinema 3 Margens, Foz do Iguaçu, 2017); bem como em comissões técnicas de avaliação de projetos de longa-metragem em editais regionais brasileiros (Funcultura, Pernambuco, 2015; e FAC, Distrito Federal, 2016).

Atualmente, mantém atividades docentes no Brasil (Universidade de Fortaleza/UNIFOR, Centro Audiovisual Norte-Nordeste; Porto Iracema das Artes) e em Cuba (Curso Regular de Roteiro Cinematográfico, EICTV). Em paralelo aos Núcleos Criativos dos quais participa (Muiraquitã Filmes/SP, 2016; Cinema Inflamável/CE, 2017; Videofilmes/RJ, 2018) e as consultorias profissionais de roteiro para ficção e documentário, escreve e desenvolve projetos em parceria com roteiristas, produtoras e produtores e diretoras e diretores do Brasil e das mais diversas latitudes da América Latina.

Serviço
O quê: Oficina Beats do roteiro e Escaleta, com Daniel Tavares
Quando: 19 a 23 de agosto, das 9h às 13h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
Inscrições por ordem de chegada a partir das 8h do primeiro dia de aula (19 de agosto), sujeitas ao preenchimento de 50 vagas.
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 12/08/2019