Elaboração de projetos culturais e escrita dramatúrgica para teatro são os temas de mais duas oficinas em parceria com a Funarte

Atividades já estão com inscrições abertas no site da instituição federal

A Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com o Lab Teatro do Porto Iracema das Artes, realiza mais duas atividades gratuitas e abertas ao público na Sala A5 da Escola. As oficinas “Elaboração de Projetos Culturais” e “Dramaturgia/Elaboração de texto para teatro” serão ministradas, respectivamente, por Elô Ribeiro e Rafael Barbosa. A primeira acontecerá nos dias 8 a 12 de julho, das 14 às 18h, e a segunda, nos dias 09, 10, 11, 16 e 17 de julho, das 18 às 22h. Ambas as oficinas têm limitação de 35 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição.

Na oficina de Elaboração de Projetos Culturais, a gestora e produtora cultural Elô Ribeiro vai preparar os participantes para que possam escrever detalhadamente seu projeto cultural, dentro das mudanças pertinentes à Lei Federal de Incentivo à Cultura, a antiga Lei Rouanet. A atividade também tem como objetivo apresentar o conceito e as etapas do desenvolvimento de um projeto cultural em qualquer área, passando pelo título, justificativa, objetivos, metas, cronogramas, orçamentos e seus resultados; bem como possíveis fontes de captação de recursos e patrocínios, entre outros. As inscrições devem ser feitas até às 22h do dia 7 de julho, exclusivamente NESTE LINK.

Já na oficina Dramaturgia/Elaboração de texto para teatro, o dramaturgo Rafael Barbosa, um dos mais atuantes no Ceará, parte da metodologia de criação textual que desenvolveu a partir do estudo nos campos da escrita teatral e dos questionários de dramaturgia escritos por ele. Os alunos são motivados a criar seu próprio texto durante o processo, além de mergulhar na história da dramaturgia ocidental. A ementa passa pelo estudo da história da dramaturgia ocidental, da Grécia Antiga à contemporaneidade, atravessada pela leitura de textos clássicos e contemporâneos. As inscrições para participar da oficina iniciam hoje, dia 2 de julho, e seguem até as 22h do dia 8, por meio de formulário disponibilizado NESTE LINK.

Sobre Elô Ribeiro

Elô Ribeiro é formada em Comunicação Social – Jornalismo, com especialização em Gestão Cultural. Com 18 anos de experiência na área cultural, foi gestora e produtora do Quinteto Villa-Lobos, com destaque para a participação do grupo nas comemorações do Ano do Brasil em Portugal e para a realização de uma série de concertos nas escolas públicas do Rio de Janeiro. Esteve presente em duas edições do Concurso Internacional BNDES de Piano, além de ter trabalhado ao lado de artistas da música clássica, como Simone Leitão, Cristina Braga, Lilian Barretto, Giulio Draghi, Rosana Lanzelotte, entre outros. Através da empresa Sonata, também prestou serviços para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nas artes cênicas, esteve envolvida nos projetos: Carmen Miranda, Boom, Multiplicando a Ginga, Mostra de Teatro, A Porta da Frente, Brasil 70, entre outros.

Sobre Rafael Barbosa

Rafael Barbosa é graduado em Licenciatura em Teatro pelo Instituto Federal de Educação, Ciênica e Tecnologia do Ceará (IFCE). Vencedor do Concurso Nacional Jovens Dramaturgos 2015 e 2017. Atualmente, possui uma média de até dez textos teatrais sendo encenados por ano, incluindo esquetes e espetáculos. Autor de textos como Metrópole, A Raposa das Tetas Inchadas e Aquelas – uma dieta para caber no mundo (que está em circulação no Palco Giratório 2019, do Sesc). Já ministrou oficinas em diversos espaços do país, como no Teatro Poeira (RJ), Centro Cultural Banco do Nordeste (PB) etc.

Funarte
Criada em 1975, a Fundação Nacional de Artes (Funarte) é um órgão do Governo Federal e tem como missão promover e incentivar a produção, a prática, o desenvolvimento e a difusão das artes no país. É responsável pelas políticas públicas federais de estímulo à atividade produtiva artística brasileiras e atua para que a população possa cada vez mais usufruir das artes.

A Funarte realiza, neste mês, uma série de oficinas em vários estados do País, organizadas pelo Programa Funarte de Capacitação Artística e Técnica em Artes Cênicas 2019. As atividades são gratuitas e têm como objetivo capacitar artistas e técnicos na área das Artes Cênicas, contribuindo para difundir, fortalecer e valorizar o processo produtivo.

Serviço

O quê: Oficina de Elaboração de Projetos, com Elô Ribeiro
Quando: 08 a 12 de julho, das 14 às 18h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
35 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrições AQUI

GRATUITA

O quê: Oficina “Dramaturgia”, com Rafael Barbosa
Quando: 09, 10, 11, 16 e 17 de julho, das 18 às 22h
Onde: Sala A5 do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
35 vagas a serem preenchidas por ordem de inscrições AQUI 

GRATUITA

Mais informações, acesse o site da Funarte.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 26/06/2019