Diversidade marca audições para o Laboratório de Música 2021

Dezesseis projetos de sete municípios cearenses estão na última etapa do processo seletivo. Audições serão transmitidas no Youtube do Dragão do Mar nos dias 2 e 3 de dezembro.

Na terceira e última etapa de seleção para o Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — ocorrem as Audições 2021. As apresentações tradicionais, que antes da pandemia ocorriam no Teatro do Dragão do Mar, foram gravadas sem público e seguindo os protocolos de prevenção à Covid-19. As filmagens poderão ser conferidas nas próximas quinta e sexta-feira, dias 2 e 3 de dezembro, pelo Canal do Dragão do Mar no Youtube, a partir das 19h30.

Nas audições, concorrem projetos de sete municípios do Ceará: Maracanaú, Fortaleza, Crato, Viçosa do Ceará, Camocim e Sobral. Os estilos são diversos e perpassam o hip hop, rap, forró, folk, baião, reggae, MPB, ritmos afro-latinos e música instrumental. Durante as audições, os artistas têm a oportunidade de apresentar um pouco do seu trabalho para o público e para a comissão avaliadora, nesta edição composta pelos artistas Assucena Assucena, Zé Manoel e Katú Mirim.

Os 15 projetos selecionados abordam das raízes à contemporaneidade da música cearense e trazem, entre outros temas, as vivências nordestinas, questões de gênero, raça e sexualidade, além de homenagens a grandes nomes da música brasileira. Saiba mais sobre cada projeto AQUI. Ao fim da avaliação, quatro projetos serão selecionados para compor o Laboratório de Música da Escola Porto Iracema. O resultado final será divulgado no dia 08 de dezembro.

Programação

O primeiro dia das Audições 2021, quinta-feira (2), será transmitido no Canal do Youtube do Dragão do Mar, a partir das 19h30, com apresentações do projeto “Célula de Pedro Falcão e a Ponte”, do cantor e compositor Pedro Falcão; “O Cheiro do Queijo – Circo Rap”, proposto pelo palhaço e produtor cultural Igor Cândido; “Rosas do Sertão – As Mulheres no Cenário do Forró Tradicional”, da cantora e compositora Gabriela Mendes; “Caminhos do Pife”, do percussionista Vanildo Franco; “Ainda é ontem”, do cantor e violonista Jota; “Nascer Negro Novamente”, dos artistas Márcio Brandão e Simone Sousa; “Ricardo”, do cantor e compositor Ricardo Aguiar; e “Um Salve à Música Negra Cearense”, da banda Caiô & Outragalera.

No segundo dia, sexta-feira (3), no mesmo horário e também pelo Youtube do Dragão do Mar, será a vez dos projetos “Música Periférica Brasileira”, da MC e compositora Carú Lina; “Distância”, do músico Ítalo Azevedo; “Mulher de 60”, da cantora e atriz Adna Oliveira; “Deusa Arrebol”, do multiartista Paulo Marcele; “Dentre todas elas, dentre tantas outras: Uma canção para cada cantora”, da cantora e ativista Fatinha Gomes; “Notas pra Bia”, da multi instrumentista Querén Evódia; e “Lugar de Fala – A Performance da Voz Que Não Se Cala”, da artista multimídia Sam Silar.

Sobre os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. O processo seletivo é dividido em três etapas: a primeira, uma análise de documentos, a segunda, uma avaliação técnica, e por fim, a realização de entrevistas com os selecionados nas etapas anteriores.

O Laboratório de Música é voltado para o desenvolvimento de projetos musicais contemplando os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção. As propostas são orientadas na perspectiva de criação e montagem de show com qualidades técnica e conceitual, capaz de seguir um circuito de apresentações públicas.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Diversidade marca audições do Laboratório de Música 2021
Quando: Dias 2 e 3 de Dezembro, quinta e sexta-feira, às 19h30
Onde acessar: Canal do Youtube do Dragão do Mar

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Correa Barata (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 01/12/2021.