Escola de Formação e Criação do Ceará

labmusica_-joao-falcao_capasite

Diretor pernambucano João Falcão ministra oficina e realiza masterclass no Porto

labmusica joao falcao capasite

As atividades acontecerão nos dias 25 e 26 de maio e são voltadas para artistas e público geral

O diretor teatral pernambucano João Falcão, um dos maiores nomes do teatro musical do País, vem a Fortaleza nos dias 25 e 26 para realização de masterclass e oficina, ambas no Porto Iracema das Artes. Com o tema “Teatro e Canção Brasileira”, a masterclass será no dia 25 de maio, no auditório da Escola, aberta a todos os interessados. Já a oficina “Jogos de Criar” acontecerá no dia seguinte, 26, e tem a proposta de instigar os alunos a criar quadros cênicos a partir de músicas. As duas atividades são gratuitas.

A masterclass contará com as presenças da cantora Isadora Melo e do músico Rafael Marques, artistas que trabalharam em musicais assinados por João Falcão. Isadora Melo fez “Gabriela” e “Dorinha, meu amor”, dois trabalhos recentes do diretor. Além de compartilhar suas vivências no trato com a música para o teatro e do teatro para a música, Falcão vai dar exemplos musicais com a participação dos convidados.

João Falcão vai abordar, ainda, passagens do processo criativo de peças como “A Máquina”, “A Dona da História”, “As Aventuras de Zé Jack e Seu Pandeiro”, “Gonzagão, A Lenda”, “Gabriela, Um musical”, “Dorinha, meu Amor”, entre outras. A masterclass é aberta ao público, sem necessidade de inscrição prévia.

Oficina
Com carga horária de cinco horas, a oficina acontecerá no dia 26 de maio, das 14h às 19h, no CENA 15, e lançará aos participantes o desafio de responderem as perguntas “Quem Canta? Para Quem? Por quê?”. Podem participar artistas e interessados pela temática em geral.

Estão disponíveis 35 vagas, que serão preenchidas em processo seletivo. Para participar, os interessados deveriam enviar um vídeo de, no máximo, três minutos justificando seu interesse em na formação. As inscrições foram encerradas no último dia 11 de maio. O resultado final será divulgado dia 21.

Sobre João Falcão
Nasceu na Usina Tiúma, Zona da Mata de Pernambuco, em 1958. Estreou em teatro como ator e músico em Recife com “Morte e Vida Severina” em 1980, sob a direção de Rubem Rocha Filho e Mônica Japiassu. Como autor e diretor teve sua primeira experiência também em Recife com a revista musical “Muito pelo Contrário” em 1981. Seguiu carreira em Recife como dramaturgo, diretor de teatro e publicitário, até se mudar para o Rio de Janeiro em 1995, onde fez teatro, cinema, televisão e música. Seus trabalhos mais conhecidos são “A Ver Estrelas”, “Mamãe Não Pode Saber”, “A Dona da História”, “Uma Noite na Lua”, “A Máquina”, Comédia da Vida Privada,” “Auto da Compadecida”, “Lisbela e o Prisioneiro”, “Sexo Frágil”, “Clandestinos”, “Gonzagão, a Lenda” e “Gabriela, um musical”.

SERVIÇO
O quê: Masterclass “Teatro e Canção Brasileira” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão
Quando: sexta-feira, 25 de maio, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
GRATUITO e aberto ao público

O quê: Oficina “Jogos de Criar” com o dramaturgo e diretor de teatro João Falcão
Quando: sábado, 26 de maio, das 14h às 19h
Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 465, Praia de Iracema)
GRATUITO

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Manuela SalesA

Atualizado em: 14/05/2018