Escola de Formação e Criação do Ceará

bannersparasite_apenado

Curta-metragem realizado no Porto Iracema das Artes é selecionado em mostra do Cine Ceará

bannersparasite apenado
Foto: Té Pinheiro

O curta “Grilhões”, realizado no PREAMAR Audiovisual 2017, está entre os 17 contemplados na Mostra Olhar do Ceará

Dos 102 curtas cearenses inscritos no 29º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, 17 vão concorrer à Mostra Olhar do Ceará – Competição Cearense. Entre eles, está o filme “Grilhões”, realizado no PREAMAR Audiovisual 2017 do Porto Iracema das Artes e finalizado em 2018. Os filmes serão exibidos no Cinema do Dragão, em cinco dias de programação, um a mais que nas edições anteriores da mostra. Com premiação do melhor filme cearense na competição, que receberá o Troféu Mucuripe, o Cine Ceará acontece de 30 de agosto a 6 de setembro.

Grilhões trata da relação de amizade entre uma criança de sete anos e um rapaz de 22, que cumpre regime aberto e por isso utiliza uma tornozeleira eletrônica. O Festival recebeu curtas de variados espaços de realização da capital e do interior, tanto de experientes produtoras locais como da experimentação universitária. A curadoria de curtas da Mostra Olhar do Ceará foi feita por Diego Benevides e Breno Reis, que integram a comissão da mostra de curtas-metragens.

Esta edição da Mostra Olhar do Ceará tem formato especial, contando, além da tradicional seleção de curtas-metragens, com uma competição de longas cearenses. Todas as sessões serão seguidas de debate com os realizadores.

Porto Iracema como “catalisador para novos artistas”

O Festival Cine Ceará é uma oportunidade de intercâmbio cultural entre cineastas e estudantes, promovendo a divulgação de novos talentos. Caso do estudante de história Lucas Inocêncio, que assina a direção de Grilhões. Até ano passado, ele conta que acompanhava o Festival como espectador e pela primeira vez participa de um festival como realizador, concorrendo a uma mostra, o que lhe abrirá possibilidades de compartilhar experiências.

Segundo ele, o Porto Iracema tem papel fundamental nessa nova etapa. Sua formação em audiovisual foi fortalecida no percurso de Som no Cinema da Escola. Aliás, toda a equipe técnica de Grilhões é composta por alunos dos Cursos Básicos de Audiovisual do Porto Iracema, com exceção do elenco e da função still, realizados em parceria com convidados.

“O Porto Iracema é uma escola que respira cinema e as artes como todo. Ver a minha pequena trajetória no cinema e ver o Porto Iracema das Artes como principal espaço de formação… Só tenho a agradecer aos profissionais que trabalham ali e penso como Porto Iracema é essencial para a nova geração de artistas em Fortaleza, como catalisador para novos e novas artistas”, diz Lucas.

Confira a ficha técnica de Grilhões

Direção: Lucas Inocêncio
Roteiro: Rafael Luan
Assistente de Direção: Leo Gadelha
Continuísta: Morfeu Gilson
Preparador de Elenco: Iago Barreto
Produção: Lia Mota e Larissa Caúla
Direção de Fotografia: Marcella Elias.
1º Assistente de Fotografia: Yuri Juatama
2º Assistente de Fotografia: Daniel Gonçalves
Direção de Arte: Djeyne Rudolf e Breno Oliveira
Som Direto: Kaio Anderson
Assistência de Som: Yuri Steindorfer e Cainan Bittecourt
Montagem: Thaisa Hellen e Morfeu Gilson
Mixagem e Desenho de Som: Érico Paiva (Sapão)
Elenco: Carlos Juan, Jorge Costa, Wilbert Santos
Still: Té Pinheiro e Jamille Costa
Correção de Cor: Petrus Cariry
Tutoria de Jane Malaquias

Sobre o PREAMAR

O programa do Porto Iracema das Artes tem como objetivo criar condições de intensas experiências estéticas, com vistas a aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola: Artes Cênicas, Artes Visuais, Audiovisual e Fotopoéticas. A proposta é compor equipes de alunos que passaram pelo Porto para se engajarem em projetos de criação de vídeos de ficção e documentários, montagens de peças, ensaios, exposições e outras práticas, sob a tutoria de profissionais de carreira consolidada. Como o nome do programa sugere, a ideia é elevar ao nível máximo as possibilidades de formação, criando uma turbulência potente e criativa, assim como as marés cheias do mar aberto, a PREAMAR referida no título do programa.

Sobre o Cine Ceará

O 29º Cine Ceará é uma promoção da Universidade Federal do Ceará, através da Casa Amarela Eusélio Oliveira, com apoio do Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Cultura, e do Ministério da Cidadania – Secretaria Especial da Cultura. A realização é da Associação Cultural Cine Ceará e a Bucanero Filmes e conta com patrocínio de empresas públicas e privadas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC) e da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).

Serviço

O quê: Filme realizado no Porto Iracema das Artes é selecionado em mostra do Cine Ceará
Quando: 29º Cine Ceará – De 30 de agosto a 06 de setembro
Onde: Cinema do Dragão (Rua Dragão do Mar, nº 81 – Praia de Iracema)

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Lucas Casemiro
Publicado em 08/08/2019