Escola de Formação e Criação do Ceará

ctd_oficina_composicao-e-improvisacao_marcelo-evelin_capa-site

Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes abre dez vagas para módulo “Composição e Improvisação”

ctd oficina composicao e improvisacao marcelo evelin capa site

A formação, ministrada por Marcelo Evelin, será realizada de 23 a 27 de setembro. Inscrições acontecem por meio de formulário no período de 13 a 20 de setembro

O Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes oferta dez vagas para o componente curricular “Composição e Improvisação”, que será ministrado pelo coreógrafo Marcelo Evelin, de 23 a 27 de setembro, das 8h30 às 12h30, na Sala de Dança do Porto Dragão. As vagas serão preenchidas mediante inscrição prévia, que pode ser realizada no período de 13 a 20 de setembro AQUI. O critério de escolha dos candidatos será análise das fichas de inscrição.

A formação, voltada para bailarinos criadores, é um encontro teórico-prático a partir das proposições da Demolition Incorporada, plataforma de criação em dança criada por Marcelo Evelin em 1995 na cidade de Nova Iorque. A disciplina trabalha com a ideia de barricada, prática coletiva que propõe pensar proximidade como estratégia de defesa e o estar juntos como posição política. Uma figura coreográfica firme mas porosa, na qual um conjunto de corpos encadeados se articula e desarticula para marcar um momento no tempo e no espaço, questionando noções de autonomia e resistência.

A estratégia coletiva vem sendo pesquisada em diferentes contextos e grupo de pessoas neste ano, entre eles o Instituto Superior das Artes Coreográficas (Bruxelas), o Centro Nacional de Dança (Paris) e a Universidade Shikoku Gakuin (Kagawa, Japao).

Sobre Marcelo Evelin

marcello evelin 4 cbeaborgers 1
Foto: Bea Borgers

Marcelo Evelin nasceu no Piauí, é coreógrafo, pesquisador e intérprete. Vive e trabalha entre Teresina e Amsterdam. Na Europa desde 1986, trabalha com dança tendo colaborado com artistas de variadas linguagens em projetos também envolvendo teatro físico, música, vídeo, instalação e ocupação de espaços específicos. É criador independente com sua Companhia Demolition Incorporada, criada em 1995, e ensina na Escola Superior de Mímica de Amsterdã-Holanda, onde também orienta estudantes em processos criativos. Orienta workshops e projetos colaborativos em vários países da Europa, Estados Unidos, África, Japão, América do Sul e Brasil, para onde retornou em 2006 e desde então vem atuando também como gestor e curador, tendo implantado em Teresina, o Núcleo do Dirceu (2006-2013), um coletivo de artistas independentes e plataforma de pesquisa e desenvolvimento para as Artes Performáticas Contemporâneas.

Sobre o CTD

O Curso Técnico em Dança (CTD) foi criado em 2005 e incorporado ao Porto Iracema das Artes desde 2013, tendo formado duas turmas pela Escola. Tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. A formação é orientada para alunos iniciados em técnicas corporais.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Curso Técnico em Dança do Porto Iracema das Artes abre dez vagas para módulo “Composição e Improvisação”
Quando: 23 a 27 de agosto, das 8h30 às 12h30
Onde: Sala de Dança do do Porto Dragão (Rua Boris, 90, Praia de Iracema)
10 vagas
Inscrições de 13 a 20 de setembro, AQUI 
GRATUITO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em 11/09/2019