Curso Técnico em Dança

 

Integrando o Programa de Formação em Dança da Escola, o Curso Técnico em Dança (CTD) foi criado em 2005 e tem como objetivo formar profissionais técnicos de nível médio, capazes de atuar em dança como intérpretes e criadores a partir de saberes práticos e teóricos aplicáveis em contextos artísticos, técnicos, culturais e sociais contemporâneos. A formação é orientada para alunos iniciados em técnicas corporais.

Com duração aproximada de dois anos e carga horária total de 1.380 horas, o CTD é dividido em cinco módulos. Dentre as disciplinas trabalhadas, estão Dança Clássica; Dança Contemporânea; Composição e Improvisação; Elementos da Música; História da Dança; Dramaturgia da Dança; Danças Tradicionais; Análise do Movimento; Estudos da Performance; Crítica de Dança; Elementos da Cena; Dança e Tecnologia; Produção Cultural. O programa do Curso inclui também Estágio Supervisionado.

Para participar é preciso ter a idade mínima de 16 anos completos no ato da matrícula, ter concluído ou estar cursando 2º ano do Ensino Médio e ter disponibilidade para participar das aulas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h30.

Cada turma tem duração média de dois anos. Ao final desse período, é realizada uma mostra de trabalhos de conclusão do curso, com apresentação de composições coreográficas concebidas e desenvolvidas pelos  próprios alunos.

 

Seleção

O processo seletivo ocorre ao final de cada turma, de dois em dois anos, e geralmente envolve cinco etapas: inscrição com o currículo anexo, palestra com participantes que tiveram sua inscrição deferida, aula presencial (abordando elementos técnicos, composição e improvisação), apresentação de um solo de cada candidato e entrevista.



 


Coordenação 

MARISE LÉO

MARISE LÉO, mais conhecida como BILICA, é bailarina, doutoranda em Educação pelo PPGE-UFC, mestra em Artes pelo Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará- ICA/UFC; especialista em Fisiologia do Exercício (UNIFOR-CE) e graduada em Educação Física (UNIFOR-CE). Foi professora dos cursos de Graduação das instituições: Universidade Federal do Ceará – ICA/UFC, Unifor e Fanor, assim como em diversas instâncias formativas em artes da cidade: Curso Técnico de Dança – CTD, Centro Cultural Grande Bom Jardim – CCBJ, Curso de iniciação à Dança Contemporânea – CIDIC, Colaboratório de Artes Circenses – COLAB. Pesquisadora do movimento corporal há mais de 15 anos, possui diversas formações e cursos: Pilates, Educação Somática, Gyrokinesis, Body, Mind, Centering, Mat Pilates, Yoga, Contato, Improvisação e Teatro. Participou (2016) como bailarina/intérprete do projeto “Dance Some Body”, com tutoria de Jorge Alencar, no Laboratório de Criação em Dança do Porto Iracema das Artes. Atualmente é coordenadora do de dança da Escola Porto Iracema das Artes.