Inscrições abertas para curso “Documentário Autorreferencial”, com Tiago Pedro

O Curso Básico de Audiovisual da Escola Porto Iracema das Artes está com inscrições abertas para o curso “Documentário Autorreferencial”, que será ministrado pelo realizador de Audiovisual Tiago Pedro. Estão sendo ofertadas 20 vagas para a formação, que acontecerá na Escola no período de 05 de novembro a 14 de dezembro, das 14h às 17h. As inscrições, que iniciaram no dia 12 de outubro, seguem abertas até o dia 26 do mesmo mês e podem ser realizadas gratuitamente AQUI.

O principal objetivo do curso é desenvolver a capacidade auto-reflexiva de cada participante através de um diário de notas ou diário de trabalho, assim como elaborar um diário fílmico, escrito, de imagens ou qualquer meio que lhe permita realizar um exercício cognitivo e linguístico do seu status de cineasta em formação. A ementa do curso propõe que cada participante trabalhe a capacidade de busca da sua própria marca, que pode fornecer no seu processo criativo seguinte, olhando para o que distingue dos outros. A formação vai explorar a capacidade de observação, análise, discussão e crítica dos participantes. Dentre os assuntos a serem debatidos nas aulas, estão tópicos: workshop no cinema, o drama, o triângulo: cineasta – objeto – espectador, cinema auto-referencial etc.

O processo seletivo será composto por duas etapas, sendo a primeira a análise das fichas de inscrição, no qual constará as motivações dos interessados em participar do curso e a segunda, uma entrevista com a coordenação. O resultado da primeira etapa será divulgado no dia 29 de outubro e o resultado final será publicado no site do Porto no dia 1° de novembro. Dentre os pré-requisitos, é preciso ter Ensino Fundamental completo, ter idade acima de 16 anos e se o candidato tiver, ao responder a ficha de inscrição, enviar links de trabalhos anteriores, como filmes, textos, fotografias ou qualquer outro tipo de material audiovisual. O curso possui uma carga-horária de 50 horas-aula.

Sobre Tiago Pedro
É artista Visual, poeta e realizador formado pela premiada EICTV – Escola Internacional de Cine y TV – CUBA. Onde teve classes com diretores renomados como Abbas Kerostami, Ford Copolla, Naomi Kawase, Herzog, Cao Guimaraes dentro outros. Experimentando e investigando processos de ensaio e uso de aparatos analógicos (Super 8,16mm,35mm) tem dado classes e workshop de documentário que utilizam esse métodos como forma de expressão e tradução de mundo e do EU. Ganhador de diversos fundos entre eles o nacional Rumus Itaul (2013 – O centro invisível, ensaio sobre Fortaleza) começou sua carreira em 2008 com um curta documentário para TV Brasil.

Serviço
O quê: Inscrições abertas para curso “Documentário Autorreferencial”, com Tiago Pedro
Quando: 05 de novembro a 14 de dezembro, das 14h às 17h
Onde: Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Período das inscrições: 12 a 26 de outubro AQUI 
Gratuito

 

 

(Publicado em 02/10/2018)