Escola de Formação e Criação do Ceará

sobre-o-que-se-desenha-map2015

Curso Básico de Artes Visuais do Porto realiza oficina e aula aberta com artista Julia Panadés

sobre o que se desenha map2015

O Curso Básico de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes inicia este mês suas atividades formativas de 2018. E para começar, na segunda quinzena do mês acontecerão duas atividades com a artista e professora Julia Panadés. A primeira será a oficina “Qual a forma desse problema?”, nos dias 13 a 16, das 14h30 às 17h, no ateliê do Porto. A oficina terá um total de 25 vagas, destinadas aos alunos selecionados nos percursos de Artes Gráficas e Fotografia Digital do Curso e ao público em geral por ordem de chegada. Não é necessário fazer inscrição prévia. A segunda atividade será uma aula aberta no dia 14 com o tema “Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer”. A aula acontecerá às 19h, no auditório, e é aberta ao público.

A partir da pergunta “Qual a forma desse problema?”, a oficina vai trabalhar o desenho, a escrita e a costura a partir das obras da artista plástica Louise Bourgeois. A atividade integra o Navegações Estéticas, projeto do Porto que visa proporcionar aos alunos um intenso ciclo de reflexões, diálogos e experimentações com artistas de carreiras consolidadas nas áreas do audiovisual, artes cênicas e artes visuais.

Já na aula aberta, Julia Panadés fará uma leitura do texto “Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer” e apresentará seu processo de criação desenvolvido entre o desenho, a palavra e a edição de livros.

LEIA ABAIXO UM TRECHO DO TEXTO

“Para se salvar um poema é preciso ter a ponta do lápis feita. É preciso estar à altura do que acontece, traçar uma medida rasteira, aos rés do chão, ao parapeito do abismo, ao trote do cavalo. É preciso partir sem saber voltar e, com a ponta do lápis feita, encontrar uma frase em pleno voo para aprender com os pássaros o talvez atmosférico.”

SOBRE A ARTISTA

Julia Panadés é artista e professora. Atualmente está envolvida nos campos da edição e da pesquisa em arte. Sua produção de ateliê, em desenho e palavra, é bastante artesanal e tende ao livro, mas também desdobra-se em esculturas de tecido e superfícies bordadas. Ela é bacharel em Artes Plásticas pela Escola Guignard da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), mestre em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFMG, e doutora em Teoria da Literatura e Literatura Comparada pela Faculdade de Letras da mesma Universidade. Mais informações sobre a artista no site www.juliapanades.net.

SERVIÇO
O que: Oficina “Qual a forma desse problema?’”com Julia Panadés
Quando: 13 a 16 de março, das 14h30 às 17h
Onde: Ateliê do Porto Iracema das Artes (R. Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
25 vagas para alunos dos Cursos Básicos de Artes Visuais e público em geral, por ordem de chegada
GRATUITO

O que: Aula aberta “Um poema precisa ser salvo antes que se tenha algo a dizer’’ com Julia Panadés
Quando: Quarta-feira, 14 de março, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema
GRATUITO E ABERTO AO PÚBLICO

Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Myke Guilherme
Publicado em: 06/03/2018