Escola de Formação e Criação do Ceará

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Conversa “Uma coleção muito particular”, com Fernando Jorge e Galba Nogueira

O Curso Básico de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes realiza durante os meses de setembro e outubro um série de conversas sobre o projeto “Uma coleção muito particular”, que tem como proposta apresentar as relações de afetividades entre pessoas ligadas ao mundo da imagem e a fotografia. As duas primeiras edições vão acontecer no dia 26 de setembro e 03 de outubro, no auditório da Escola.

Apresentado por Marcelo Barbalho, o projeto traz um profissional ligado à fotografia que apresenta oito fotos que lhe impressionam e comenta como essas imagens refletem na sua relação com o mundo. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.

No dia 26 de setembro, a conversa será mediada por Fernando Jorge, que irá narrar as suas vivências usando como pando de fundo imagens que costuraram a sua história. Em 03 de outubro, será a vez de Galba Nogueira tratar sobre sua capacidade de capturar em suas fotografias as sutilezas das margens, da poesia urbana que se manifesta em diversas espécies e nas mais variadas situações, da periferia à beira-mar.

Sobre o projeto “Uma Coleção Muito Particular”

O projeto “Uma coleção muito particular” convida dez profissionais ligados à fotografia para cada um deles apresentar oito fotos (feitas por eles mesmos ou por outros fotógrafos, celebres ou anônimos, profissionais ou amadores, próximos ou distantes) que lhes impressionam por algum motivo (íntimo, familiar, profissional, estético, social, político etc.).

“Uma coleção muito particular” acontecerá ao longo de dez sessões, nos meses de setembro e outubro de 2018, no Porto Iracema das Artes e no Museu da Fotografia. A ideia é livremente inspirada no formato de “Desert Island Discs”, tradicional programa radiofônico da britânica BBC Radio 4, em que um entrevistado escolhe oito músicas que levaria para uma ilha deserta. Em 2016, o projeto foi contemplado pelo Edital das Artes, da Prefeitura de Fortaleza.

Sobre Galba Nogueira

Fotógrafo, formado em sociologia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece). Foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia, da Secretaria de Cultura do Ceará, em 2014. Executou ainda projetos estaduais pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) e projetos municipais pela Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), entre 2014 e 2017. Ministra cursos de integração, como o de formação na localidade do Curió, em memória à chacina da Messejana; oficina de foto-ativismo no Centro de defesa da Vida Herbert de Sousa, no Bom Jardim; e oficina de Fotografia e Direitos Humanos, no Escritório de Direitos Humanos. Atualmente percorre escolas públicas do município com a exposição itinerante “A fortaleza de outras espécies”.

Sobre Fernando Jorge

É fotógrafo e professo de Fotografia. Tem Mestrado em Comunicação e Artes na Universidade Nova de Lisboa, é formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), com especialização em Teorias da Comunicação e da Imagem. Leciona na Travessa da Imagem e na Casa Amarela Eusélio Oliveira, equipamento da Universidade Federal do Ceará. Já expôs em mostras coletivas, como Festival de Fotografia de Tiradentes (2016 e 2017), Encontros de Agosto (2011, 2012, 2014 e 2016), 69º Salão de Abril, deVERcidade 2007 e XIV Unifor Plástica, além da exposição Postais do Ceará. Fez parte do conselho curador do Encontros de Agosto 2013. É coautor do projeto Cococi, e seu trabalho Memento Mori foi contemplado com o Prêmio Chico Albuquerque de Fotografia.

Serviço

O quê: Projeto “Uma coleção muito particular” apresentado por Marcelo Barbalho
Quando: 26 de setembro, com Fernando Jorge, às 19h; 03 de outubro, com Galba Nogueira, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

(Publicado em 11/09/2018) – Atualizado em 03/10/2018