Escola de Formação e Criação do Ceará

MarianaSmith

Conversa “Uma coleção muito particular” com Mariana Smith

Os Cursos Básicos de Artes Visuais do Porto Iracema realizam mais uma edição do projeto “Uma coleção muito particular”. Na próxima quarta-feira, 10, a artista visual e participante do Laboratório de Artes Visuais 2018, Mariana Smith, participa a partir das 19 horas no auditório da Escola. A entrada é gratuita e aberta ao público

Assim como nas sessões anteriores, a apresentação será por conta do fotógrafo Marcelo Barbalho, que idealizou o projeto e a cada semana convida um profissional ligado à fotografia.

Sobre o projeto 

O projeto “Uma coleção muito particular” convida dez profissionais ligados à fotografia para cada um deles apresentar oito fotos (feitas por eles mesmos ou por outros fotógrafos, celebres ou anônimos, profissionais ou amadores, próximos ou distantes) que lhes impressionam por algum motivo (íntimo, familiar, profissional, estético, social, político etc.).

“Uma coleção muito particular” acontece desde o mês de setembro e se estende até o dia 24 outubro de 2018, no Porto Iracema das Artes e no Museu da Fotografia. A ideia é livremente inspirada no formato de “Desert Island Discs”, tradicional programa radiofônico da britânica BBC Radio 4, em que um entrevistado escolhe oito músicas que levaria para uma ilha deserta. Em 2016, o projeto foi contemplado pelo Edital das Artes, da Prefeitura de Fortaleza.

Sobre Mariana Smith

Mestre em Artes Visuais pela UERJ (2016), participa atualmente da V edição do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema das Artes, com a pesquisa Arqueologia de uma Paisagem. Realizou a exposição individual Memórias do Futuro em Ruínas em 2017 no Museu da Cultura Cearense, do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura em Fortaleza, contemplada no III edital Temporada da Arte Cearense. É formada em Comunicação Social pela UFC (2004), onde também cursou especialização em Audiovisual em Meios Eletrônicos em 2009.

Editou a revista de artes Avoante entre 2010 e 2011, contemplada no III Edital para as Artes da Secultfor. Realizou a residência Horizontes Compartilhados, contemplada pela 7ª edição do programa Rede Nacional de Artes Visuais – FUNARTE em 2010 e a exposição individual Máquinas de Observação no CCBNB – Fortaleza em 2009.

Participou de algumas exposições coletivas, entre as quais se destacam o 69º Salão de Abril – 2018; 5ª Mostra EAV- Parque Lage – 2015; Carneiro MAC-CE – 2014, Perambular, Experimentar e Correr Perigo CCBNB – 2012, Cinema de Pequenos Gestos Des-narrativos CCBNB – Fortaleza CE – 2011,A 4º do Equador Ateliê 397 – SP – 2010, Casa um lugar em trânsito Casa das Onze Janelas – PA -2008,De um Lugar a Outro MAC-CE – 2006.

Integrou os programas Aprofundamento – EAV Parque Lage RJ – 2014, Grupo de Pesquisa em Artes Visuais – CAV Vila das Artes CE – 2011, Grupo de Estudos em Artes Visuais – Alpendre CE – 2002 – 2003.

Serviço

O quê: Conversa “Uma coleção muito particular”, com Mariana Smith

Quando: Quarta-feira, 10 de outubro, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito