Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos_Micaela-Menezes-73

Como parte da programação de aniversário, Porto Iracema das Artes promove a oficina IRÀWÒ, com Jan Moreira e Mateus Araujo

Fotos Micaela Menezes 73 scaled e1723576870902

Foto: Micaela Menezes

Atividade é aberta ao público e ocorre gratuitamente de 19 a 21 de agosto, das 18h às 20h, na Sala de Teatro da Escola; para participar, é necessário realizar inscrição prévia por meio de formulário online

Celebrando 11 anos de atividade, a Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, realiza, nesta segunda-feira (19), por meio do Laboratório de Teatro, a oficina “IRÀWÒ”, com os artistas Jan Moreira e Mateus Araujo. A atividade, gratuita e aberta ao público mediante inscrição prévia, ocorre até o dia 21 de agosto e integra a ampla programação de aniversário da Porto Iracema.

As inscrições para participar dos encontros acontecem de 9 a 15 de agosto, de forma gratuita, por meio de formulário online. Para se inscrever, CLIQUE AQUI.

A oficina propõe que o público interessado experimente estratégias de criação presentes na concepção de IRÀWÒ. Em processo, a obra mescla práticas, metodologias, recursos e saberes ao estabelecer como cerne criativo o diálogo entre as linguagens. IRÀWÒ, a estrela viajante do tempo, é também a culminância do processo de pesquisa desenvolvido ao longo de sete meses na 11ª edição dos Laboratórios de Criação em Teatro da Porto Iracema.

Jan Moreira e Mateus Araujo integraram a 11ª edição do Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes com o projeto “Tomar de Assalto”. Desta vez, os artistas retornam à Escola com momentos de partilha de conhecimentos e vivências.

Sobre Jan Moreira

Jan Moreira inicia sua trajetória teatral em formações livres, como a “Práticas do ator – navegações estéticas: ator, poesia e resistência”, na Escola Porto Iracema das Artes. Atualmente, é estudante do curso de licenciatura em Teatro na Universidade Federal do Ceará. Entre seus trabalhos recentes, é possível mencionar o aclamado filme Motel Destino, indicado a Palma de Ouro no Festival de Cannes, com direção de Karim Ainouz, e, Irawò, obra que vem sendo desenvolvida a partir da passagem do artista na 11a. ed. dos Laboratórios de Criação em Teatro, com tutoria de Yhuri Cruz e interlocução dramatúrgica de Jé Oliveira.

Sobre Mateus Araujo

Mateus Araujo é artista da cena, arte-educador e produtor cultural. Inicia sua trajetória em festivais de teatro estudantis e em 2016, passa a atuar profissionalmente na área. Licenciado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, compõe, atualmente, a Assistência de Coordenação da Escola Pública de Teatro de Fortaleza. Investiga a partir de trabalhos em teatro, dança e artes visuais, outros mundos possíveis. Investiga e assume, desde 2018, a ficção científica racializada e o afrofuturismo como estratégias estéticas e políticas de criação em artes cênicas.

Sobre os laboratórios de criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Como parte da programação de aniversário, Porto Iracema das Artes promove a oficina IRÀWÒ, com Jan Moreira e Mateus Araujo

Onde: Sala de Teatro da Escola

Quando: dias 19, 20 e 21 de agosto

Inscrições para a oficina: de 9 a 15 de agosto

Horário: de 18h às 20h

Gratuito e aberto ao público mediante inscrição por meio de formulário

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 13 de agosto de 2024