Escola de Formação e Criação do Ceará

fotohotel

Com roteiro iniciado na Escola Porto Iracema das Artes, Longa-metragem “Fortaleza Hotel” abre 31º Cine Ceará

portoiracemadasartes.org.br com roteiro iniciado na escola porto iracema das artes longa metragem fortaleza hotel abre 31o cine ceara capahotel
Foto: Jorge Silvestre

Roteiro surgiu na 3ª edição do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema e terá primeira exibição neste sábado (27)

Dirigido por Armando Praça, o longa-metragem “Fortaleza Hotel” estreia neste sábado, 27, durante a abertura da 31ª edição do Cine Ceará – Festival Ibero-Americano de Cinema. O roteiro, escrito por Isadora Rodrigues e Pedro Cândido, nasceu durante a 3ª edição do Laboratório CENA 15 – Cinema da Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). O filme, que está na Mostra Competitiva do evento, será exibido no Cineteatro São Luiz, às 19h30min, e terça-feira (30), às 21h30min, pelo Canal Brasil.

A obra conta a história de Pilar, uma jovem camareira de hotel, que tem seu caminho cruzado por Shin, uma hóspede sul-coreana de meia-idade. Os planos de ambas começam a dar errado e, apesar de tudo que as separa, elas acabam se aproximando e estabelecendo uma intensa relação de solidariedade, buscando encontrar, juntas, a solução para seus problemas.

Integrante do Laboratório de Cinema da Porto Iracema em 2015 e idealizadora de “Fortaleza Hotel”, Isadora Rodrigues comenta a importância da experiência formativa. “O Laboratório foi a porta de entrada para o mundo dos roteiros, já que não tínhamos nenhuma experiência com cinema além da pesquisa acadêmica. Depois do Porto Iracema, com a história mais redondinha, foi mais fácil conseguir financiamento e até participar de outros laboratórios”, relata.

isadora rodrigues projeto o dia ondula amarelo
Isadora Rodrigues é uma das roteiristas do longa-metragem “Fortaleza Hotel”, dirigido por Armando Praça e que estreia no Cine Ceará 2021. Ela e Pedro Cândido participaram da 3ª edição do Laboratório CENA 15 – Cinema da Escola Porto Iracema das Artes, em 2015, onde começaram a desenvolver a história.

A roteirista destaca o contato com outros realizadores como fundamental para o resultado final. “O mais interessante do Laboratório é isso, poder dialogar com outros profissionais com mais experiência e que ajudam a tornar a história que se quer contar mais palpável”, conta ela. Foi por meio da Escola que os roteiristas conheceram o diretor Armando Praça e o produtor Maurício Macêdo. Desde 2019, Armando também é tutor do Lab CENA 15.

Em 2015, o roteiro foi contemplado pela Chamada Pública PRODECINE 05/2015, da Agência Nacional de Cinema (Ancine), que investiu em projetos de linguagem inovadora e relevância artística.

Com estreia adiada em decorrência da pandemia, o longa-metragem está na Mostra Competitiva do Cine Ceará. Além de “Fortaleza Hotel”, disputam outros cinco filmes: “5 casas”, “A Praia do Fim do Mundo”, “Bosco”, “Perfume de Gardenias” e “Vacío”.

portoiracemadasartes.org.br com roteiro iniciado na escola porto iracema das artes longa metragem fortaleza hotel abre 31o cine ceara fotohotel
Foto: Jorge Silvestre

Sobre o Laboratório CENA 15 – Cinema

O Laboratório CENA 15 – Cinema da Escola Porto Iracema das Artes tem como proposta desenvolver a escrita dramatúrgica, do argumento ao roteiro, de filmes de longa-metragem de ficção, abordando aspectos da narrativa cinematográfica, como pesquisa, estrutura dramática, trama e subtrama, criação de personagens, formatação de roteiros, além de outras atividades que tangenciam a criação de histórias para o cinema. Cerca de 60% das histórias desenvolvidas no Lab já circularam ou venceram festivais e editais públicos de financiamento da produção audiovisual nos mais diversos lugares do Brasil e do mundo.

Sobre o 31º Cine Ceará

O Festival Ibero-americano de Cinema (Cine Ceará) acontece de 27 de novembro a 3 de dezembro, em formato híbrido. A programação ocorre de forma presencial em Fortaleza e virtual pelo Canal Brasil, Canais Globo e Globoplay + Canais ao Vivo, além do Canal do YouTube do Cine Ceará.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Com roteiro iniciado na Escola Porto Iracema das Artes, Longa-metragem “Fortaleza Hotel” abre 31º Cine Ceará
Exibição presencial – Cineteatro São Luiz, dia 27, às 19h30min
Exibição virtual – Canal Brasil, dia 30, às 21h30min
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Giselly Correa Barata (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 26/11/2021.