Escola de Formação e Criação do Ceará

MaquinaFatzer-Foto_-Tamiris-Lima-scaled

Com lançamento do projeto “Navegantes no Tempo”, Porto Iracema das Artes promove bate-papo e aula aberta com Guillermo Cacace, tutor de “Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer” que comemora 10 anos com nova temporada

MaquinaFatzer Foto Tamiris Lima scaled 1 e1721676531764

Foto: Tamiris Lima

Desenvolvido na primeira edição do Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes, o espetáculo será apresentado nos dias 23, 24 e 25 de julho no Teatro Dragão do Mar às 19h30. Encontro e aula aberta com  tutor do projeto, Guillermo Cacace,  acontecem no dia 26 de julho, no auditório da Escola 

Fotos do espetáculo: Fotos Tamiris Lima (Manaus 2018)

Comemorando dez anos da primeira montagem, o espetáculo “Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer” estreia uma nova temporada no Teatro Dragão do Mar nos dias 23, 24 e 25 de julho, às 19h30. Para celebrar a ocasião, a Porto Iracema das Artes – espaço da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – lança o projeto “Navegantes no Tempo” em um  bate-papo com o tutor do projeto, Guillermo Cacace, e integrantes do Teatro Máquina no dia 26 de julho, às 16h, no auditório da Escola, e uma aula aberta às 18h intitulada “Práticas Atorais Situadas”, ministrada por Cacace. 

Navegantes no Tempo é um projeto da Porto Iracema que, inaugurando sua segunda década de existência, olha para o passado e se reconhece em artistas e coletivos que colaboraram de maneira fundamental para construir o que a Escola é hoje – na mesma medida em que a passagem pela escola impactou de forma marcante a trajetória desses artistas. Por meio de conversas, aulas abertas, apresentações e outras atividades, o projeto busca compartilhar com o público experiências de mergulho profundo na criação de obras que navegam nas águas do tempo.

“Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer” nasceu da tese de doutorado da encenadora Fran Teixeira que contou com a colaboração do Teatro Máquina, cujos integrantes ajudaram a desenvolver o espetáculo a partir da peça inacabada “Fatzer”, do dramaturgo alemão Bertolt Brecht. Sob o nome de “Jogo e encenação: Teatro máquina e o material FATZER de Brecht”, o projeto participou da primeira edição do Laboratório de Teatro da Porto Iracema no ano de 2013 ao mesmo tempo que foi selecionado para o prêmio Myriam Muniz da Funarte na categoria de Montagem.

“Fomos selecionados nas duas inscrições e isso nos deu condições de trabalho excelentes, porque tínhamos o Laboratório que nos garantia espaço, um auxílio financeiro, mas principalmente a oportunidade de trocar [experiências] com outros profissionais à nossa escolha, e aí pudemos trazer o Guillermo Cacace como tutor e Julia Sarmento, Stephane Brodt e Michael Wehren para oficinas curtas”, conta Levy Mota, atual coordenador do Laboratório de Teatro e integrante do Teatro Máquina. 

Comemoração pelos dez anos

O trabalho desenvolvido no Laboratório acabou se tornando o espetáculo “Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer”, que em 2015, ano seguinte à estreia, foi selecionado para o Festival de Curitiba, o Festival Internacional de Londrina e o Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente. Em 2015 venceu novamente o Prêmio Myriam Muniz para circular por quatro capitais da região Nordeste e em 2016 foi selecionado para o Circuito Nacional do Palco Giratório, um projeto do SESC que viabilizou mais de 30 apresentações em quase todos os estados do Brasil. Em 2018, circulou pela região Norte por meio do programa Petrobras Distribuidora de Cultura, e em 2020 realizou uma última apresentação no Hub Cultural Porto Dragão.

Agora, quatro anos depois e comemorando dez desde a primeira montagem, Levy Mota conta que mexer nesse material é uma experiência interessante: “Logo no primeiro ensaio ficou evidente que o trabalho estava gravado no corpo. Por outro lado, surge o desejo – natural – de mexer em pequenas coisas… Um espectador atento que já tenha visto o trabalho, vai perceber algumas mudanças no que vamos apresentar no Dragão neste mês”.

Além da nova temporada, a Porto Iracema promove um bate-papo com Guillermo Cacace e integrantes do Teatro Máquina sobre o processo de criação do espetáculo. É uma oportunidade única para interessados em artes cênicas e também uma iniciativa gratuita e aberta ao público que acontece no dia 26 de julho, às 16h, no auditório da Escola. Após o bate-papo, Guillermo Cacace também ministra uma aula aberta intitulada “Práticas Atorais Situadas”, às 18h, também no auditório.

Sinopse

“Diga que você está de acordo!” parte dos fragmentos do Fatzer de Brecht, escritos entre 1926 e 1931. A fábula brechtiana se passa na I Guerra Mundial: quatro soldados alemães desertores se veem confinados na casa de um deles. Os quatro tentam chegar a um consenso para cada decisão, em paródia à formação dos sovietes. Entre as figuras, Fatzer é o egoísta. Na montagem, que em 2024 completa 10 anos, o Teatro Máquina se desafia a enfrentar o material textual inacabado e desenvolver uma dramaturgia da cena, explorando a guerra como situação motriz para improvisar e descobrir como a linguagem e o tempo do teatro podem expressar os extremos da espera, da violência e da comunicação. Na encenação de sua MÁQUINAFATZER, o grupo dá forma ao fragmento em tensão, repetição, engajamento físico e na construção/destituição de uma língua. O espetáculo explora a potência do tempo presente em criação de ação contínua, transfigurando os fantasmas do passado e do futuro no agora da representação.

Sobre Guillermo Cacace

Guillermo Cacace é reconhecido por produções onde a atuação é o eixo de potência da cena e já trabalhou tanto na direção de textos clássicos (Discépolo, Molière, Chekhov, etc.) quanto de textos contemporâneos, além de obras de experimentação performática e operística. Tendo como base a cena alternativa como laboratório criativo, fundou sua própria sala independente: Apacheta Sala/Estudio. Ali nasceram inúmeros espetáculos que posteriormente percorreram a cena local e internacional através de festivais e turnês, recebendo notáveis prêmios e importante aprovação do público, crítica e colegas. Formador na Universidade Nacional das Artes e também professor convidado periodicamente em instituições a nível regional e no exterior.

Sobre o Teatro Máquina

Teatro Máquina é um grupo de teatro de Fortaleza-CE, em atividade desde 2003. Compõem o grupo os artistas Ana Luiza Rios, Fabiano Veríssimo, Levy Mota, Loreta Dialla, Márcio Medeiros e Fran Teixeira. Em seu trabalho, seus artistas desenvolvem processos criativos intensos, com princípios de criação e objetos de investigação escolhidos a partir do entendimento do teatro como lugar de encontro, de risco, de crise, de desnorteamento e de invenção de realidades. Em 21 anos de atividades continuadas, o Teatro Máquina já participou dos mais importantes festivais de teatro do país e no exterior, como Festival de Teatro de La Habana, Edinburgh Fringe Festival, FIT Rio Preto, Festival de Curitiba, Porto Alegre em Cena, FIAC Bahia, FILTE Bahia, entre outros. O grupo também já foi contemplado em importantes editais e prêmios nacionais, como o Prêmio Funarte/Myriam Muniz, Petrobras Distribuidora de Cultura, Rumos Itaú Cultural, Programa Eletrobrás de Cultura, SESC Palco Giratório. Além dos espetáculos, faz parte da pesquisa do grupo a realização de debates, de residências e a oferta de cursos, sempre em processo colaborativo.

SERVIÇO

O que: Temporada comemorativa do espetáculo “Diga que você está de acordo! MáquinaFatzer” 

Quando: 23, 24 e 25 de julho às 19h30 (espetáculo) 

Onde: Teatro Dragão do Mar (espetáculo) 

Ingressos: 20,00 (inteira) e 10,00 (meia) no Sympla 

*

O que: Bate-papo sobre o processo de criação de “MáquinaFatzer” + Aula aberta com Guillermo Cacace 

Quando:  26 de julho às 16h (bate-papo) e às 18h (aula aberta)

Onde: Auditório da Escola Porto Iracema das Artes

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário)| Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 22 de julho de 2024