Coletivo Avesso lança chamada aberta para exposição no “Borda – Festival de Arte, Bordado e Experimentação”

Ação Bordamar, com Coletivo Avesso, em julho de 2019 dentro do programa Ateliê Aberto do Porto Iracema das Artes. Foto: Té Pinheiro

As inscrições para a convocatória estão abertas até 27 de agosto. O grupo realiza ações de bordado no Porto Iracema das Artes

O Coletivo Avesso lança Chamada Aberta para exposição na primeira edição do “Borda – Festival de Arte, Bordado e Experimentação”. A mostra coletiva busca reconhecer e estimular a produção nas Artes Visuais que usam da arte têxtil. As inscrições para a convocatória estão abertas até 27 de agosto, pelo LINK.

O evento, que acontece de 3 a 6 de outubro, tem apoio cultural do VII Edital das Artes da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza. O grupo, produtor do festival, nasceu como extensão do curso “Arte, bordado e experimentação” do Porto Iracema das Artes, que aconteceu em julho de 2018.

Atividades formativas
Com o tema “Linhas da Cidade”, o festival se apresenta como um espaço de convívio e intercâmbio entre artistas e pessoas interessadas pela arte do bordado e reúne uma programação com  oficinas, falas de artista, exposição, workshops e ações de intervenção urbana. As datas das ações formativas devem ser divulgadas em breve.

Coletivo Avesso
Entendendo o bordado como um gesto artístico, político e poético, o Coletivo Avesso iniciou em 2018. É composto por três mulheres artistas-bordadeiras, que costuram caminhos e possibilidades diversas para o bordado. Com o objetivo de tecer um olhar além da técnica e do fazer artesanal, as ações do Coletivo se configuram como ocupações e intervenções no meio urbano, intencionando o estar junto para produzir espaços de conversas em coletivo. Avesso quer dizer contrário, antagônico. É a partir deste posicionamento e na compreensão de “coletivo é mais que um”, que o Coletivo Avesso busca lançar um olhar para o bordado como um gesto e dispositivo de criação e intervenção.

Serviço
O quê: Coletivo Avesso lança chamada aberta para exposição no “Borda – Festival de Arte, Bordado e Experimentação”
Quando: As inscrições devem ser realizadas até 27 de agosto, no LINK

GRATUITO

Assessoria de Comunicação  Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral

Publicado em 27/08/2019