Escola de Formação e Criação do Ceará

Oswald Barroso

Ciclo de palestras “A dramaturgia no Teatro de bonecos” com Oswald Barroso

O Curso Básico de Artes Cênicas da escola Porto Iracema das Artes, em parceria com a Escola de Mamulengos/Grupo Formosura de Teatro, vai realizar de outubro a novembro um ciclo de palestras sobre “A dramaturgia no Teatro de bonecos”. Um dos encontros é com o o poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo Oswald Barroso, no próximo 14 de novembro. A partir do tema “Dramaturgia Brincante no Teatro de Bonecos”, serão debatidos o teatro ritual, o político, o narrativo e o brincante, além das transições entre esses tipos de gêneros teatrais. A atividade acontece no Auditório do Porto, a partir das 18h30, e é gratuita.

O ciclo vai receber, ainda, os convidados Maria Vitória, Clevson Viana, Ricardo Guilheme, Ângela Linhares e Graça Freitas para discutir com o público questões como a construção do personagem para a dramaturgia de bonecos e a literatura de cordel. As palestras acontecerão às quartas-feiras, sempre no Porto Iracema.

No total, serão seis edições que têm como objetivo a construção de um pensamento coletivo sobre a dramaturgia para o teatro de bonecos. A ideia é refletir a partir de uma práxis mais rica e substancial no fazer teatral cotidiano, tendo no campo das discussões as consideráveis transformações que esse tipo de teatro passou no século XX, como por exemplo as propostas cênicas, que não estão mais associadas somente ao teatro infantil, assim como as revisões de conceitos e posicionamentos.

Sobre Oswald Barroso
É poeta, jornalista, folclorista e teatrólogo. Bacharel em Comunicação Social, Mestre e Doutor em Sociologia, pela Universidade Federal do Ceará, Pós-Graduado em Gestão Cultural pela ANFIAC/Paris, Concluiu estágio de Pós-Doutorado em Teatro, pela UniRio, no Núcleo de Estudo da Performance Afro-ameríndia. Professor Associado O do Curso de Música da Universidade Estadual do Ceará, onde leciona Antropologia da Arte, História da Arte, Estética, Estética Musical, Cultura Brasileira, Cultura Cearense, Teatro e Música nas Tradições Populares. Professor de Antropologia da Arte, no Curso de Especialização em Arte e Cultura do Campo, da Universidade Federal do Cariri. Atualmente é membro da Academia Ibérica de Máscaras (com sede em Bragança, Portugal), da Associação dos Dramaturgos do Nordeste, do Núcleo de Estudos da Performance Afro-Ameríndia do Curso de Teatro da UniRio, Coordenador do Grupo de Estudos e Pesquisas Cênicas do Theatro José de Alencar. É detentor da medalha de Folclorista Emérito, da Comissão Nacional do Folclore, do Título de Cidadão Honorário de Juazeiro do Norte e do Troféu Carlos Câmara de Teatro.

Serviço
O quê: Ciclo de palestras “A dramaturgia no Teatro de bonecos” com Oswald Barroso
Quando: Às quartas-feiras de outubro e novembro, a partir das 18h30. Encontro com Oswald Barroso: 14 de novembro
Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito

 

(Publicado em 08/10/2018)

(Atualizado em 05/11/2018)