Escola de Formação e Criação do Ceará

the runaways-cena cineclubes

Cena Cineclube de outubro exibe os longas-metragens “Retratos Sublimes” e “The Runaways”

Intitulado “Garotas Estranhas”, o ciclo de outubro do Cena Cineclube vai exibir os longas-metragens “Retratos Sublimes” (1998) da cineasta americana Lisa Cholodenko e “The Runaways” (2010), da diretora ítalo-canadense Floria Sigismondi. Programado pela jornalista, cantora e coordenadora do Laboratório de Música da escola Porto Iracema das Artes, Mona Gadelha, o ciclo vai debater as garotas “fora da curva” que estão presentes no mundo e nas histórias do cinema por meio de filmes realizados por mulheres.

As sessões acontecerão no dia 16, com a exibição de “Retratos Sublimes”, e em 23 de outubro, com “The Runaways”. As duas sessões iniciam às 19h e acontecerão no auditório do Porto Iracema. Após cada sessão, a programadora realiza um debate sobre as obras junto com o público. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados.

APRESENTAÇÃO DO CICLO, por Mona Gadelha

Muito além do encantamento das divas hollywoodianas, francesas e brasileiras, cuja beleza incendiava o imaginário coletivo e deixava os hormônios de todos em alvoroço, a presença feminina no cinema também desloca esse olhar para outras moças. E vai pairar sobre aquelas “garotas estranhas”, iconoclastas, outsiders, transgressoras; numa filmografia que inclui a Dennie de Natalie Wood, em Clamor do Sexo (Splendor in The Grass, de Elia Kazan,1961) à Jessica Lange em Frances (Graeme Clifford, 1982). São aquelas que não se adaptam, não cabem na “caixa”, e incomodam.

Para alcançar hoje um lugar entre roteiristas, diretoras, editoras e produtoras no mundo masculino do cinema, as mulheres sempre incomodaram. Por isso, nesse ciclo, elas são protagonistas. Roteiristas, diretoras e personagens – no filme de Lisa Cholodenko, Retratos Sublimes (High Art); e na cinebiografia da banda The Runaways, tendo à frente Kristen Stewart como Joan Jett, ambas ícones gays, símbolos de ousadia contra qualquer resquício de caretice. É um convite para esse olhar, tão estranho e tão próximo, que estes dois filmes em conjunto apresentam.

Sinopses dos filmes:

Retratos Sublimes (Dir. Lisa Cholodenko, 111 min, Eua, 1998)

Syd, uma jovem assistente editorial de uma revista, apaixona-se por sua vizinha Lucy, uma fotógrafa lésbica que já foi famosa e namora uma viciada em heroína. Embora more com o namorado, Syd se envolve com Lucy e conhece o mundo glamoroso, mas também perigoso da arte.

The Runaways (Dir. Floria Sigismundi, 106 min, Eua, 2010)

Joan Jett e Cherie Currie, duas adolescentes rebeldes do sul da Califórnia, são as líderes da The Runaways, a lendária banda americana dos anos 1970 que abriu o caminho para futuras gerações de mulheres roqueiras. Sob a influência do empresário Kim Fowley, a banda faz um grande sucesso. Porém, a relação tempestuosa entre suas líderes ameaça o futuro do grupo.

Sobre a programadora

Mona Gadelha é cantora, compositora, jornalista e produtora. É coordenadora do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes desde 2014. Participou do disco “Massafeira” com sua música “Cor de Sonho” (lançado em 1980 e relançado em 2010/CBS-Sony). Lançou sete discos (Mona Gadelha, 1996; Cenas & Dramas, 2000; Tudo se Move, 2004; Salve a Beleza, 2010; Praia Lírica, um tributo à canção cearense dos anos 70, 2011; e Cidade Blues Rock nas Ruas, 2013 – este também em CD ao vivo e DVD, 2014). Criou vários projetos culturais com circulação em São Paulo. Foi palestrante do WOMEX 2003, em Sevilha, na Espanha. Fez especialização em Globalização e Cultura pela Fundação Escola de Sociologia de São Paulo. É mestra em Comunicação na UFC, com pesquisa em performance e transgressão. Pesquisadora vinculada ao Laboratório de Investigação em Corpo, Comunicação e Arte-LICCA (UFC). E alucinada por cinema.

Sobre o Cena Cineclube

Espaço de exibição pública e gratuita de filmes que acontece às terças-feiras no prédio histórico do Centro de Narrativas Audiovisuais da Escola Porto Iracema das Artes – o CENA 15, na Praia de Iracema. Tem como proposta estimular a formação de público e de repertório através do encontro da cena de fazedores e pensadores do cinema, convidados a programar as sessões, com o público da cidade interessado em debater os diversos cinemas pulsantes no mundo.

Serviço:

O quê: Cena Cineclube – Ciclo Garotas Estranhas exibe “Retratos Sublimes”, de Lisa Cholodenko + debate com Mona Gadelha

Quando: Próxima terça-feira,16 de outubro, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

O quê: Cena Cineclube – Ciclo Garotas Estranhas exibe The Runaways, de Floria Sigismundi + debate com Mona Gadelha

Quando: Terça-feira, 23 de outubro, às 19h

Onde: Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito