Escola de Formação e Criação do Ceará

labdanca_oficina_territorio-movel_indio-medeiros_capa-site

Cariri recebe Rotas de Criação do Lab Dança e formações orientadas por Índio Medeiros

labdanca oficina territorio movel indio medeiros capa site

As ações acontecem na segunda semana deste mês, nos dias 9, 10 e 11, no Crato e Juazeiro do Norte. O acesso é gratuito e aberto a todos os interessados.

Na segunda semana de outubro, a região do Cariri recebe um ciclo de atividades do Laboratório de Dança do Porto Iracema das Artes. As atividades acontecem nos dias 9, 10 e 11 de outubro, nas cidades do Crato e Juazeiro do Norte. O acesso às ações da programação é gratuito e aberto a todos os interessados.

Na quarta-feira (9), o artista Índio Medeiros, tutor do Laboratório Dança, orienta a oficina “Território Móvel”, a partir das 16h, na Encosta do Seminário, no Crato (Praça do Cruzeiro). A formação foca na junção entre a Dança de Rua, flying-low e o Parkour, possibiltando ferramentas para o corpo explorar sua relação com o meio ambiente. O encontro acontece partindo de práticas em grupos e jogos investigativos.

No dia seguinte (10), a partir das 19h, o projeto “Técnicas de Parkour Aplicadas à Dança”, tutorado por Índio Medeiros, faz apresentação no Rotas de Criação. O grupo pesquisa como as técnicas de parkour exploram e desafiam os limites do corpo. Os artistas-pesquisadores Tatá Tavares, Thiago Gabriel e Sinésia Ventura buscam fazer uma fusão dessa manifestação corporal com a dança, tentando descobrir as possibilidades de movimentação e de resistência física existentes no corpo do bailarino.

Para fechar o ciclo de atividades, na sexta-feira (11), Índio ministra mais uma vez a formação “Território Móvel”, desta vez em Juazeiro do Norte, às 19h, na Associação Dança Cariri (Rua São Francisco, 836, bairro São Miguel). A ação é indicada aos interessados e interessadas em Dança.

Sobre Índio Medeiros

Índio Medeiros é soteropolitano, artista da Dança há 16 anos, professor de Dança, cursa bacharelado e especialização em estudos contemporâneos em Dança na Universidade Federal da Bahia (UFBA) Teve o início da sua carreia com a Dança de Rua, onde permaneceu por 10 anos ministrando cursos, oficinas e eventos em Salvador. Trabalhou com o Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, Grupo Gestus e a Cia de Dança Robson Correia. É membro do Políticas e Processos Corporeográficos e Educacionais em Dança (Proceda), Núcleo de Inovação Tecnológica em Reabilitação (Nitre) e do Parkour Salvador. Atualmente investiga a temática corpo-ambiente com recorte sobre o encontro entre a Dança e o Parkour.

Sobre o projeto Técnicas de Parkour Aplicadas à Dança

O projeto é uma proposta de pesquisa em dança que utilizará das técnicas de parkour como forma de explorar e desafiar os limites do corpo, procurando dar forma e ressignificado aos espaços e aos movimentos. Os artistas buscam fazer uma fusão dessa manifestação corporal com a dança, tentando descobrir as possibilidades de movimentação e de resistência física existentes no corpo do bailarino.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço
O quê: Cariri recebe Rotas de Criação do Lab Dança e formações orientadas por Índio Medeiros
Quando: 9, 10 e 11 de outubro
ACESSO GRATUITO

Quarta-feira, 9 de outubro
>>> Oficina “Território Móvel”, com Índio Medeiros
16h > Encosta do Seminário, no Crato (Praça do Cruzeiro) > Gratuito

Quinta-feira, 10 de outubro
>>> Rotas de Criação com o projeto “Técnicas de Parkour Aplicadas à Dança”
19h > Associação Dança Cariri (Rua São Francisco, 836, bairro São Miguel) > Gratuito

Sexta-feira, 11 de outubro
>>> Oficina “Território Móvel”, com Índio Medeiros
19h > Associação Dança Cariri (Rua São Francisco, 836, bairro São Miguel) > Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Glauber Sobral
Publicado em 04/11/2019