“Capitais” selecionado para 28ª edição do Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro

“Capitais”, curta-metragem desenvolvido no programa de realização dos Cursos Básicos de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, em 2017, foi selecionado para a 28ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro. O filme participará da programação na categoria “Primeiros Quadros”.

O curta-metragem “Capitais” será exibido em duas sessões, uma neste sábado, 27, às 17h30, e outra no domingo, 28, às 15h, na Estação Net Botafogo. O Curta Cinema, que acontece de 24 a 31 de outubro, tem como proposta qualificar os produtos que se destacam a pleitearem uma indicação ao Oscar.

O curta, inspirado em canção do cantor cearense Belchior e dirigido por alunos do Porto, Kamilla Medeiros e Arthur Gadelha, venceu a mostra universitária do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, após concorrer com 19 produções de 10 Estados, sendo quatro da região Sul, oito do Sudeste, sete do Nordeste e um do Centro-Oeste.

Em agosto, Capitais foi exibido dentro da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem do 28º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, no Cineteatro São Luiz.

O curta também será exibido no próximo dia 16 (terça-feira) na 17ª edição do NOIA – Festival de Audiovisual Universitário, que concederá ao Porto Iracema o Troféu Destaque Noia 2018. Também serão exibidos outros dois curtas desenvolvidos na Escola, “Abissal” de Arthur Leite e “Grilhões” de Lucas Inocêncio. A exibição iniciará às 19h, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Mais detalhes na página do evento no Facebook.

SINOPSE

Alice é uma jovem de 20 e poucos anos, que vive sozinha em um dos milhões de apartamentos empilhados das capitais. A calmaria do dia-a-dia muda quando Laura, filha da sua vizinha de parede, bate em sua porta para perguntar se sabe algo sobre sua mãe. Ninguém tem visto ela há dias; nem Alice, nem Laura, e muito menos os moradores do condomínio.

SOBRE OS DIRETORES

Kamilla Medeiros é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), e teve sua primeira experiência em cinema com a realização de “Capitais”, onde atuou como roteirista, diretora, atriz e montadora.

Arthur Gadelha é graduando no curso de Jornalismo na Universidade de Fortaleza (Unifor), codiretor do site de cinema Quarto Ato e membro da Associação de Críticos de Cinema do Ceará (Aceccine), tendo estreado seu primeiro curta-metragem “Distante” em 2015. Atualmente, Kamilla e Arthur coordenam o Cineclube ncora, no Porto Iracema.

SERVIÇO
O quê: “Capitais” selecionado para 28ª edição do Festival Curta Cinema – Festival Internacional de Curtas do Rio de Janeiro
Quando: De 24 a 31 de outubro
Onde: Rio de Janeiro

Atualizado em 26 de outubro de 2018